Igreja e Santuário do Bom Jesus está parcialmente interditada, aponta laudo

Interessados em colaborar com a igreja podem procurar a secretaria da mesma (Foto: André Roedel)

De acordo com comunicado do padre Francisco Caseiro Rossi, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, a Igreja e Santuário do Bom Jesus está parcialmente interditada, por segurança.

  Segundo o sacerdote, durante o fechamento do tempo devido à pandemia de Covid-19, foram feitas vistorias com profissionais habilitados estaduais e municipais, como engenheiros, arquitetos e Defesa Civil, para vistoriar e diagnosticar possíveis patologias em ambientes como o forro do altar mor e o arco do cruzeiro.

 Segundo informativo enviado ao Periscópio a respeito da interdição parcial, durante a vistoria foi constatado alto risco de colapso dos elementos estruturais, além de riscos de incêndio pela existência de ligações antigas com cabos rígidos, emaranhados de fios e instalações não dimensionadas, de acordo com as necessidades de uso e normas ABNT.

Além disso, peças estruturais do forro se encontram com risco de colapso e peças da estrutura do arco do cruzeiro podendo cair, sendo encontradas também grandes quantidades de entulhos de intervenções anteriores. “Toda a edificação da igreja necessita de uma intervenção de maiores proporções para salvaguardar toda sua herança religiosa, cultural e arquitetônica, que está inserida em cada elemento disposto em seu interior e fachadas”, explicou o padre.

Desde 2015 a Igreja do Bom Jesus passa por manutenções, já tendo sido feita a conservação e restauração da fachada, “Porém, por se tratarem de serviços com altíssimos custos  (o valor exato ou aproximado não foi informado à reportagem), nem todos os procedimentos necessários podem ser realizados simultaneamente, assim tendo em vista a necessidade de execução de obras emergenciais de grandes impactos físicos e financeiro”, prossegue o pároco.

As novas intervenções, segundo comunicado enviado pelo padre Francisco após a vistoria, envolvem estabilização de componentes e elementos arquitetônico e estruturais dispostos sobre a região do alta mor. “Optamos pela interdição parcial da igreja nos locais onde necessitam de maiores cuidados e segurança”, explica.

Para dar sequência às obras, padre Francisco afirma que os interessados em auxiliar podem procurar a secretaria da igreja do Bom Jesus ou da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.

Com a interdição parcial, as missas continuam sendo celebrada às quartas e sextas-feiras, às 17h na Igreja e Santuário do Bom Jesus, respeitando as medidas sanitárias devido à pandemia de Covid-19. Já a missa realizada aos sábados, temporariamente será celebrada na Igreja São Benedito.