II Seminário HFRA “Todos contra a Hanseníase” acontece na próxima segunda

No dia 28 de janeiro (segunda-feira), a partir das 9h, acontece o II Seminário HFRA “Todos contra a Hanseníase!” para profissionais e estudantes da área da saúde, no auditório do Hospital “Dr. Francisco Ribeiro Arantes”, referência asilar para o Estado de São Paulo, para egressos, e que também atende exclusivamente a população interna.

A programação contará com palestras sobre estratégia de busca ativa de casos de hanseníase em área de ex-asilo colônia, com Karem Christine Corrêa Silva, e como utilizar corretamente o álbum Seriado – 2018, com Ana Cláudia Fedato Nascimento.

As inscrições vão até sexta-feira (25) pelo e-mail inscricaoseminariohfra@gmail.com (enviar nome completo, local de trabalho, profissão e RG para o certificado). As vagas são limitadas. O Hospital fica na Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, km 63, Pirapitingui.

Sobre a doença
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas. Em 2016, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 28.000 casos novos da doença.

A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não representa risco significativo de transmissão da hanseníase.