Incêndio ameaça imediações do Projeto Mucky em Itu

Fogo se alastrou por área ao lado do Projeto Mucky, colocando primatas em risco (Foto: Divulgação/Projeto Mucky)

Um incêndio se alastrou na madrugada do último domingo (27) pelo entorno da sede do Projeto Mucky (destinado ao abrigo de diversas espécies de primatas brasileiros), situado entre a cidade de Itu e a cidade de Salto, nas imediações da Rodovia Hilário Ferrari.

De acordo com publicação do Projeto Mucky nas redes sociais, membros do mesmo receberam uma ligação do proprietário do sítio ao lado da sede, a respeito de um incêndio que havia se alastrado pelo pasto e avançava em direção à mata que circunda o local em que se encontram viveiros com os primatas.

“Imediatamente todos foram mobilizados e, simultaneamente à retirada de alguns macacos que estavam mais próximos ao fogo, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Assim que compareceu, apagou apenas o fogo mais alto, porém, as labaredas que se dirigiam em direção à mata não foram contidas”, acrescentou o projeto em sua página nas redes sociais. 

Ainda de acordo com o projeto, uma equipe trabalhou no combate às chamas por diversas horas, tendo o Corpo de Bombeiros retornado ao local em duas oportunidades, devido ao crescimento das chamas. O projeto reforçou que os primatas (aproximadamente 200) estão em segurança, apesar de parte deles ter inalado fumaça.

O Projeto Mucky aproveitou também para solicitar ajuda de voluntários com maquinário (roçadeira, enxada, foice, facão) para fazer aceiro; voluntários com bomba costal para água; lanternas e equipamentos para iluminação noturna; e botas que suportam calor das brasas. O Periscópio tentou contato com o Projeto Mucky e com o Corpo de Bombeiros, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Aos interessados em colaborar de outras maneiras com o projeto: Associação Mucky de Proteção aos Primatas – CNPJ: 01.943.493/0001-66, Banco Itaú: Ag. 0796 / C.C. 60400-7;Banco Bradesco: Ag. 0627 / C.C. 57633-6; PayPal e PagSeguro, acesse: www.projetomucky.org.br/doacao.

Sobre o projeto

O Projeto Mucky é uma ONG e órgão de utilidade pública que, desde 1985, beneficia primatas de diversas espécies. É o único órgão do gênero no Brasil de acordo com o IBAMA (568189), do Ministério do Meio Ambiente, e registrado como Mantenedor da Fauna Silvestre na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, sob número 2452/2012.

A entidade socorre, recupera, mantém, pesquisa, busca a procriação das espécies em risco e, mesmo considerando as incertezas de sucesso, trabalha sempre no intuito de reintegrar os primatas à natureza. O Projeto abriga várias espécies de primatas brasileiros, como saguis, sauás, micos de cheiro e bugios, oferecendo abrigo, cuidados ininterruptos e atendimento médico veterinário. Dedica-se ainda ao combate ao comércio de animais silvestres, por meio da educação ambiental.