Incêndio continua, porém não ameaça mais primatas do Projeto Mucky

Hibisco foi uma das vítimas de incêndio, embora fogo não atenha atingido nenhum viveiro (Foto: Divulgação)

Parece não ter fim um incêndio que se alastrou na madrugada do último domingo (27/09) pelo entorno da sede do Projeto Mucky (destinado ao abrigo de diversas espécies de primatas brasileiros), situado nas imediações da Rodovia Hilário Ferrari.

Na quarta-feira (30/09), a ONG relatou que o calor, a falta de umidade do ar, o vento e a velocidade do fogo estavam dificultando o trabalho da equipe no combate às chamas, tendo combatido cinco focos de incêndio.

Com a aproximação do fogo, os quase 300 primatas que se encontram no local estão vulneráveis. Em nova postagem do projeto, na quinta-feira (1º), informou que “muito embora as chamas ainda não tenham atingido os viveiros, a fumaça, o barulho e agitação anormal no nosso Santuário provocam uma série de emoções na macacada”.

Em nota à imprensa, o Corpo de Bombeiros informou que, na quarta-feira, com o apoio da Defesa Civil, Polícia Ambiental e auxílio de drones para visualizar a área queimada, as equipes coordenadas continuaram no combate aos focos durante todo o dia, sendo possível mensurar que aproximadamente seis hectares da área em tela foram atingidos pelas chamas. O Corpo de Bombeiros informou ainda que deixou o local em segurança, avaliando a situação de nova intervenção, se necessário.

Foi realizada por parte da Polícia Militar Ambiental uma perícia para identificar se a queimada é criminosa. Até o fechamento desta matéria, segundo a ONG, o incêndio continuava, porém não estava perto do projeto, estando sob controle a situação.

Solidariedade

Durante a semana, atendendo a uma solicitação do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), o Rotary Itu Convenção providenciou lanches, água e refrigerantes aos brigadistas que ajudaram a combater o fogo.

Ao leitor interessado em colaborar de outras maneiras com o projeto: Associação Mucky de Proteção aos Primatas – CNPJ: 01.943.493/0001-66, Banco Itaú: Ag. 0796 / C.C. 60400-7;Banco Bradesco: Ag. 0627 / C.C. 57633-6; PayPal e PagSeguro, acesse: www.projetomucky.org.br/doacao.