Indaiá: Centro Dia e Permanência Para Idosos será inaugurado hoje

Foto: Giuliano Miranda – RIC/PMI

O prefeito Nilson Gaspar inaugura hoje (27), às 10h, o Centro Dia e Permanência “José Theodoro Dias”. A inauguração contará com uma apresentação de jazz do “Trio Diáspora”, formado pelos músicos Paulo Paz, Fernando de Sá e Flávio Lima.

O espaço oferece 98 vagas gratuitas para idosos, sendo 48 para acolhimento 24 horas e 50 para permanência durante o dia e faz parte do PAI (Programa de Atenção ao Idoso). “Estou muito contente em entregar essa obra para a população. Os idosos merecem uma atenção especial e esse será um grande avanço no trabalho social da cidade”, comenta Gaspar.

Haverá a opção de Permanência, onde o idoso ficará 24 horas por dia e receberá cinco refeições. Já o Centro Dia abrirá de segunda à sexta, das 7h às 17h30, com quatro refeições. Para as duas opções de acolhimento serão realizados trabalhos com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, gerontólogo, professor de educação física, ioga e profissionais de diversas áreas para realização de atividades.

Os interessados em uma vaga no Centro Dia devem comparecer no local a partir do dia 30 de janeiro, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, portando cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e renda, do idoso e do responsável.

Todos os casos serão avaliados por assistentes sociais que levarão em conta os critérios: pessoas residentes no município; idade igual ou superior a 60 anos; vulnerabilidade social; violação de direitos com risco social e pessoal, cuja a condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para realização de atividades da vida diária; idosos incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Já para o acolhimento na Permanência, as 48 vagas foram preenchidas pelos 14 idosos do Cecal, 18 que estão em clínicas particulares custeados pela Prefeitura por determinação judicial, três acolhidos na Comunidade Farol com mais de 60 anos, três pessoas em situação de rua maiores de 60 anos e 10 idosos em situação de risco e ou violação de direitos de casos acompanhados pelos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

A Prefeitura de Indaiatuba está realizando o cadastro para a fila de espera. Os interessados devem procurar o Cras da sua região ou o Plantão Social da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, no Paço Municipal. A obra foi projetada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, em um terreno de 8.064,71m². A Prefeitura fez um investimento no valor de R$ 4.471.900,20, com recursos próprios. O Centro Dia e Permanência José Theodoro fica na Rua Jurandir de Faria, Jd, Leonor.