Indaiatuba: descarte de resíduos de tinta no Córrego Barnabé é flagrado

Foto: Eliandro Figueira/Prefeitura

A equipe de fiscalização do Departamento de Meio Ambiente de Indaiatuba notificou um flagrante de descarte irregular de resíduos de tinta no córrego Barnabé, na manhã de quinta-feira (21). O pintor e o proprietário da residência localizada no Jardim Esplanada II foram notificados e está ciente do processo administrativo aberto com o intuito de apurar o caso e aplicar a punição cabível.

O descarte de resíduos químicos em local impróprio pode gerar penalidades que variam de acordo com a gravidade da infração. Conforme consta na notificação, os resíduos foram descartados na galeria de águas pluviais e conduzidos até o córrego. A irregularidade foi flagrada por um funcionário da Prefeitura, que percebeu a mudança de coloração da água do córrego quando passava pelo local.

Foi feita uma vistoria no bairro e, assim que foi localizada a origem do problema, os responsáveis foram notificados pelos fiscais do Meio Ambiente. O SAAE também foi acionado para fazer a limpeza do córrego no local do descarte, com o intuito de evitar danos maiores ao manancial.

Como a quantidade de tinta descartada foi pequena e a ação da Prefeitura e do SAAE foi rápida, a qualidade da água do córrego não foi comprometida.