Indaiatuba recebe maior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal

A cidade é destaque no Estado e faz parte de um grupo seleto de municípios que alcançaram o maior IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), indicador criado pelo TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) que mede a eficiência das prefeituras paulistas.

Os dados, consolidados a partir de informações de 2016, foram divulgados na segunda-feira (9) pelo presidente do TCE, Sidney Beraldo. A cidade foi classificada com IEG-M muito efetivo, com nota B+. No histórico do IEG-M, Indaiatuba se mantém com nota B+ desde 2015.

Para o prefeito Nilson Gaspar (PMDB), esse é um indicativo de estabilidade governamental e mostra que o município está na direção certa do desenvolvimento. “Queremos sempre evoluir e é como eu costumo dizer, se está bom, podemos melhorar ainda mais. Na avaliação do ano passado alcançamos nota A em Educação e Saúde, e agora já conseguimos a nota máxima em cinco áreas”, avalia Gaspar.

Lançado em 2015, o IEG-M avalia sete áreas públicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção aos Cidadãos (quesitos ligados à área da Defesa Civil) e Governança de Tecnologia da Informação. A partir desse levantamento, os municípios são classificados em faixas de resultado: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C). Exceto pela capital, foram analisadas todas as demais 644 cidades do Estado.