Indaiatuba recebe o espetáculo “Contos Negreiros do Brasil” nesta sexta-feira

Letícia Godoy

“Contos Negreiros do Brasil” leva o público a presentificar índices estatísticos, contextualizados com cenas que reproduzem dores, paixões, medos, alegrias e angústias e o público de Indaiatuba e região poderá prestigiar nesta sexta-feira (04), às 20h.

A carne negra é constantemente exposta em suas dimensões e experiências reais, sociais e culturais. “Contos Negreiros do Brasil” é um espetáculo documentário sobre a condição real e atual da negra e do negro no Brasil; seja o jovem estudante, o gay negro, a negra hipersexualizada pela sociedade, o menor infrator, a prostituta ou a idosa.

Os personagens surgem em cenas por meio de estatísticas apresentadas pelo ator, sociólogo e filósofo Rodrigo França, com dados atuais que são expostos para plateia. Os atores Aline Borges, Marcelo Dias e Valéria Monã interpretam todos os personagens contidos nos 12 contos do livro “Contos Negreiros” (Prêmio Jabuti – 2006), de Marcelino Freire.

A direção é de Fernando Philbert e a direção musical é feita pela Maíra Freitas. As músicas do espetáculo são cânticos milenares da cultura Iorubá, vinda da cultura africana. 

“Contos Negreiros” faz uma grande homenagem aos personagens negros que fizeram história, mas que foram esquecidos ou embranquecidos, como: Machado de Assis, André Rebouças, Carolina Maria de Jesus, entre outros.       O espetáculo ocorre no Centro Cultural Hermenegildo Pinto, localizado na Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924, Jardim Morada do Sol. E o evento é gratuito.