Indaiatuba sedia espetáculo gratuito da Orquestra de Viola de Valinhos

Foto: Divulgação

Depois de percorrer diversas cidades do estado, a Orquestra de Violas e Cultura Caipira de Valinhos encerra a temporada de apresentações na sexta-feira (13) com o espetáculo “Leva Viola”.  O evento acontece às 20h, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação), e tem entrada gratuita.

O desejo de preservar a memória do cotidiano caipira e transmitir seus costumes por meio da música foi o que motivou a criação da Orquestra de Violas e Cultura Caipira de Valinhos em 2005. Sob o comando do maestro Robson Furiozo, que sobe ao palco acompanhado de uma viola, o grupo é formado por 25 integrantes, que manejam 22 violas caipiras, dois violões, um contrabaixo, uma flauta e um berrante.

O repertório dos shows busca reviver as tradições orais da comunidade rural, com a contação de “causos”, e levar canções que reflitam na relação do homem com os elementos da natureza. A iniciativa conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC – ICMS/SP) e patrocínio da Tuberfil. A organização e produção do evento é realizada pela Renovarte Produções Culturais, empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis incentivo como ProAC e Rouanet.

Os convites para o Leva Viola são limitados e podem ser retirados gratuitamente no local do evento uma hora antes do espetáculo. O CIAEI está localizado  na Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jd. Regina. Mais informações pelo telefone (19) 3365-7934.