Independência ou Morte

Por Moura Nápoli

Quando criança e adolescente, adorava assistir aos desfiles de 7 de setembro. Participar, então, era uma verdadeira honra. É bem verdade que os tempos eram outros. Vivíamos a ditadura e aquele tempo do “Brasil Ame-o ou Deixe-o”. Confesso que naquela época não era politizado e não tinha noção dos reais momentos e das coisas que aconteciam ao nosso redor.

Não tinha noção das coisas que aconteciam no país em que ter ideias próprias e levá-las a público poderia representar algum perigo. Hoje, principalmente pelas chamadas redes sociais, qualquer pessoa pode dizer o que quiser. Sejam coisas das mais relevantes, sejam asneiras das mais chulas.

O que vejo atualmente é que, pelo menos, o país está ganhando uma transparência e trazendo à tona um esgoto que por muito tempo existiu, mas que sempre ficava no subsolo. É só ligar rádio, TV, acessar a internet e ter a mínima capacidade de acompanhar os noticiários sérios e comprometidos com a verdade para se ter noção da podridão que está tomando conta deste país, de cima para baixo.

As coisas estão acontecendo de forma muito rápida. Quem se lembra dos dólares na cueca? Foi um verdadeiro escândalo! Hoje isso é fichinha… São milhões e milhões de reais, dólares, euros e outras moedas que são subtraídos com a maior cara de pau e desfaçatez, como se fosse a coisa mais natural do mundo.

E tudo pelas mãos de políticos eleitos legitimamente por nós (povo). Quando Pelé, nos anos 70, disse que “brasileiro não sabe votar”, quase foi esfolado. A história está se encarregando de mostrar que o “rei” estava certo. Salvo, é claro, honrosas exceções. Pois em tudo – sempre – há exceções!

O pior de tudo é que os envolvidos nos escândalos e falcatruas têm absolutamente o mesmo discurso, dizendo-se vítimas de calúnias, que são inocentes, que tudo foi declarado, tudo foi feito sob regras e condutas legais… Dizem, ainda, que estão ao dispor da Justiça e que nada devem.

Por outro lado, enquanto posam de bonzinhos, tentam – antes velada e hoje abertamente – obstruir a Operação Lava-Jato, que bem ou mal vem procurando passar a limpo esse país, trazendo diariamente a céu aberto a podridão que corre no subsolo da política brasileira que, mostrada para o mundo, não envergonha os “inocentes e perseguidos” políticos, mas sim o honrado povo.

Enquanto se vê tantos milhões sendo apreendidos, a pergunta desse brasileiro ignorante aqui é: para onde irá todo esse dinheiro se os impostos continuam a subir, a aposentadoria vem cada vez mais tardia, os hospitais caem aos pedaços e a polícia – pelo menos a banda honesta que é a grande maioria – está sucateada enquanto o crime está cada vez mais organizado?

Neste feriado vimos os desfiles de 7 de setembro. Apesar de toda a boa vontade dos participantes, convenhamos, já não há aquele sentido de patriotismo… E isso acontece em Itu, Salto, Indaiatuba, Rio, Salvador, Recife, Brasília… A verdade é que o Brasil está carecendo de um novo grito de “Independência ou morte”.

E essa independência só virá, ao meu entender, com os políticos corruptos sendo realmente e exemplarmente punidos e com o povo finalmente aprendendo a votar, colocando as pessoas certas nos lugares certos. Parece um paradoxo, mas não é.

Para resumir: em 7 de setembro comemoramos a Independência do Brasil, data em que o país libertou-se da tirania, dos saques desmedidos de suas riquezas pelos colonizadores. Hoje estamos reféns de tiranos e de saques desmedidos em um nível muito maior. Resta saber quando isso, finalmente, irá ter um fim. Independência!!! Pois caso contrário, será a morte!