Águas de Itu diz que entrega obras da Adutora Mombaça em 14 dias

Segundo a concessionária, 95% dos trabalhos já estão concluídos. Empresa alega que atrasos anteriores foram motivados pelas chuvas

Lucas Gandia

Depois de quatro prazos não cumpridos, a Águas de Itu divulgou uma nova data para a inauguração da Adutora Mombaça: o final de abril. Segundo a concessionária, 95% dos trabalhos no local já estão concluídos, faltando apenas o término da fase de pré-operação do sistema.

Inicialmente anunciada para janeiro de 2015, as obras do Mombaça foram adiadas para março e, depois, junho do mesmo ano. No mesmo mês, a Prefeitura de Itu decretou intervenção na concessionária – e setembro foi divulgado como novo prazo. Em entrevista concedida ao “Periscópio” em dezembro do ano passado, o prefeito Antonio Luiz Carvalho Gomes “Tuíze” ainda afirmou que pretendia inaugurar a adutora em fevereiro deste ano.

Para a Águas de Itu, os atrasos são decorrentes das condições meteorológicas. “O andamento foi prejudicado pelas chuvas intensas entre os meses de novembro de 2015 e março de 2016”, informa a empresa.

Intervenção
Segundo reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo na última terça-feira (12), já foram investidos R$ 12 milhões nas obras do Mombaça. Entretanto, a concessionária não confirma a informação. “A administração atual não é responsável pelos investimentos, e sim pelo custeio do saldo das obras”, destaca. “Trata-se de uma intervenção em regime emergencial, corrigindo distorções de má gestão, porém, sem capacidade de investimentos”.

Questionada se essa intervenção seria finalizada após a entrega da Adutora Mombaça, a empresa se limitou a dizer que a medida “segue prazo legal de validade do decreto 2446, de 30/11/2015”.