Buraco no Parque Chico Mendes preocupa moradores do bairro Cidade Nova

Cratera localizada em frente à Rua Bebedouro possui um cano que despeja água suja, gerando mau cheiro e riscos aos frequentadores do local. Prefeitura prevê reparo em maio

Buraco no Parque

André Roedel

Um buraco localizado no Parque Ecológico Chico Mendes vem causando incômodos aos moradores do bairro Cidade Nova, na região do Pirapitingui. A cratera fica localizada em frente à Rua Bebedouro, próxima à Avenida dos Sonhos, e recebe dejetos vindos de um cano. A água suja despejada possui forte mau cheiro, incomodando os frequentadores do local – que se preocupam também com outros problemas, como a proliferação de focos de doenças como a dengue.

A reportagem do “Periscópio” esteve no local e ouviu a população. Segundo o aposentado João Batista Mendonça, 62 anos, o problema não é antigo, mas vem atrapalhando. “Não era assim, mas de um tempo pra cá está afetando. Hoje está cheiroso ainda, mas tem dia que você chega aqui e não tem condições. A gente nem come direito, porque o mau cheiro é demais”, relata o morador da região.

O aposentado informa que já viu crianças tomando banho na água que o cano despeja. “A criançada tomava banho aqui dentro. E se pega uma doença pior?”, questiona. A doméstica Maria de Lourdes Vilela, 54 anos, também comenta sobre esse risco. “Está um perigo. Pode pegar uma bactéria brava dessa água”, diz a moradora.

O risco de queda na cratera também deixa o sinal de alerta ligado. “Eu venho com meu neto aqui e tenho que ficar de olho, porque eles podem escapar e cair no buraco”, comenta a doméstica. Com medo de algo acontecer, moradores das imediações construíram uma cerca ao redor do buraco. “Eu arrumei aqui por causa das crianças, que vêm brincar e têm medo de cair”, explica o aplicador Luis Fernando Elias, 53 anos, que teve ajuda de outro morador para preparar a cerca.

Proliferação de doenças
Os moradores se preocupam também com a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças. “Pode afetar a gente aqui do bairro. Pode acontecer alguma coisa pior para a nossa saúde”, comenta João Batista Mendonça. Segundo ele, pessoas de sua família e vizinhos já contraíram dengue. O inspetor de qualidade Everton Mariano, 30 anos, também se preocupa. “Se não tomar cuidado, vai ter outros casos”, comenta, relatando que conhecidos também já ficaram doentes.

Prefeitura prevê reparo
A reportagem do “Periscópio” entrou em contato com a Prefeitura, que declarou que há previsão de reparos no local para a segunda quinzena de maio. A nota também afirma que o cano “trata-se de uma galeria de água pluvial” e que a concessionária Águas de Itu foi “contatada para verificar a existência de algum vazamento da rede de abastecimento ou de esgoto para esta galeria”.

Quanto aos focos de dengue, a “Secretaria Municipal da Saúde informa que a equipe de Controle de Vetores vistoria mensalmente o Parque Ecológico Chico Mendes. Informa ainda que a referida equipe tem encontrado focos do Aedes aegypti no local, devido ao descarte incorreto de materiais inservíveis, de modo especial, pneus de veículos. Já a Secretaria de Meio Ambiente reforça a existência de um Ecoponto nas proximidades do local, situado na Avenida Esperança, 1287, no qual a população pode realizar o descarte adequado de materiais”.