Câmara concede título de reconhecimento público à Associação dos Romeiros de Itu

 

Propositura apresentada pela mesa diretora foi votada em regime de urgência e aprovada por unanimidade

 

A Câmara de Vereadores votou e aprovou na sessão de segunda-feira (20) o projeto de decreto legislativo que concede o título de reconhecimento público à Associação dos Romeiros de Itu. A propositura, apresentada pela mesa diretora, visa homenagear a entidade que está completando 50 anos de história. A votação foi em regime de urgência, uma vez que a Associação celebra aniversário nesta sexta-feira (24), com um jantar especial.
A Associação dos Romeiros surgiu na década de 1960, fruto da iniciativa de um grupo de amigos que sempre realizava cavalgada. Unindo esse gosto com a fé que compartilhavam, eles começaram a ir até Pirapora do Bom Jesus. O grupo foi aumentando – hoje são cerca de 4 mil cavaleiros, charreteiros e pessoas que acompanham o evento – e a tradição das romarias a cavalo segue até hoje.
Vários vereadores parabenizaram a propositura encabeçada por Marquinhos da Funerária (PSD), que faz parte da diretoria da entidade e pediu apoio de todos os colegas – e foi atendido, pois o projeto passou por unanimidade. “Queria congratular com vossa excelência, senhor presidente, pela homenagem que faz à Associação dos Romeiros de Itu”, declarou Olavo Volpato (PMDB), que comentou sobre suas participações na romaria.
“Acredito que não tem nenhum vereador que já compareceu a metade desses 50 anos na romaria. Eu tenho 24 participações. Só não tenho a 25ª porque no dia da romaria, minha filha acidentou”, lamentou o vice-presidente da Câmara. Olavo também destacou que a verdadeira finalidade da romaria ir à Pirapora para agradecer ao Bom Jesus.
Givanildo Soares (PROS) declarou seu voto favorável, reconhecendo a importância da Associação dos Romeiros. Giva também falou da participação de Marquinhos da Funerária na entidade. “Vossa excelência faz parte não é por ser vereador, mas porque ajuda e colabora. Sempre colaborou, sempre contribuiu. Fez com que a Associação tornasse o sucesso que hoje é”, afirmou o vereador. Giva também lembrou do empenho de Herculano Passos na romaria. “Não podia deixar passar em branco o nome do seu Herculano, porque eu sei da importância que ele teve para a romaria e para a Associação”.
Marquinhos da Funerária agradeceu aos pronunciamentos dos colegas e disse que tem orgulho de participar da Associação dos Romeiros. “Há 16 anos que eu estou do lado deles. Me tornei diretor da entidade há seis ou sete anos. Tinha muita vontade de ser diretor, fazer parte da direção dessa romaria. E participo hoje com muito orgulho dessa associação”, comentou o presidente da Casa.

O vereador também destacou o empenho de todos os membros da direção da entidade. “Eles se dedicam integralmente a essa romaria. Eles gostam dessa romaria. Eles fazem reuniões direto na casa de um ou de outro sobre o assunto, sobre tratamento de cavalos, sobre essa grande festa que vai ter agora, que é o Jubileu de Ouro”, disse Marquinhos.

Maus-tratos aos cavalos

Em justificativa de voto, Balbina disse que tem um grande respeito à Associação dos Romeiros e aproveitou também para alertar que existem pessoas que participam da romaria e acabam cometendo maus-tratos aos cavalos. A vereadora também disse que fará um projeto de lei para proibir o uso de chicote nos animais.
“Eu presenciei um bêbado em cima de um cavalo, participando de romaria e chicoteando o animal. Isso nós não podemos admitir. É um pecado”, apontou Balbina. “Respeito todas as pessoas que fazem parte, respeito as pessoas que gostam, que acompanham, que brincam, que dão risada e que fazem da romaria uma alegria. Agora, eu não posso respeitar uma pessoa que chicoteia o cavalo”, prosseguiu.

Marquinhos da Funerária então disse que a essa preocupação da vereadora é muito importante e que a Associação dos Romeiros está atenta a isso. “A Associação dos Romeiros se preocupou na última reunião que nós tivemos e vai colocar vários motoqueiros, que se deslocam mais rápido, que vão fiscalizar o percurso da romaria. Caso eles peguem alguém cometendo maus-tratos, vão ter caminhões com veterinários e vão recolher os animais”, afirmou o presidente da Câmara.