Carnaval de Rua em Itu é confirmado pela Justiça e será na Floriano

Além dos desfiles no Centro, haverá banda de marchinha no coreto da Matriz e trio elétrico no bairro Cidade Nova

manchete capa

Agora é oficial: O Carnaval de Rua de Itu será realizado na Floriano Peixoto. A confirmação foi feita no início da tarde de ontem (5), pela Promotoria do Meio Ambiente.

No final de janeiro, comerciantes e moradores da região central haviam protocolado um abaixo-assinado junto à Promotoria de Justiça, solicitando o cancelamento da festa no Centro Histórico da cidade.

De acordo com a promotora de Justiça, Maria Paula Pereira da Rocha, houve o comprometimento por parte das autoridades de reforçar a segurança no local. “Vamos respeitar a decisão da Prefeitura e o policiamento também será reforçado no local”, explicou.

Outras medidas também foram solicitadas pela Justiça. “Solicitamos ao Conselho Tutelar que fiscalizem e proíbam a venda de bebidas para menores de 18 anos. Além disso, nossa preocupação é com o ‘pós-Carnaval’ e, para garantir a festa e segurança, pedimos à polícia que faça a fiscalização no local após o término dos desfiles, para que os arruaceiros sejam dispersados”, completou a promotora, informando ainda que o alvará liberando o Centro para o Carnaval foi expedido nesta sexta-feira. “No período da manhã, o Corpo de Bombeiros esteve vistoriando o local e liberou o ACVB para que a festa acontecesse”, finalizou.

Programação
Neste ano, os desfiles acontecem hoje (6) e amanhã (7), a partir das 20h30. A concentração acontece na esquina do Largo do Carmo e a dispersão será no Largo do Bom Jesus.

Neste sábado, a folia será aberta pelo tradicional Bloco do “R”. Em seguida, se apresentam as escolas de samba “Acadêmicos da Vila”, “Pérola Negra de Itu” e “Mocidade Independente de Itu”.

No domingo, quem abre os desfiles é o Bloco da “Melhor Idade”. Na sequência, desfilam as escolas “Acadêmicos do Vale do Sol” e “Acadêmicos da Zona Sul”. Fecha o desfile, o Bloco “Gaviões da Fiel de Itu”

Segurança e limpeza
A Prefeitura informa que a rua Floriano Peixoto será totalmente fechada para o trânsito de veículos, visando a preparação do percurso para o evento noturno, sendo reaberta para o fluxo normal de automóveis, no domingo (7), por volta das 23h30, após o encerramento da folia. O horário de funcionamento do comércio local não sofrerá alteração, funcionando normalmente, neste sábado (6), até às 14h.

Para dar suporte ao evento a Prefeitura preparou uma estrutura completa, com consultório móvel, ambulância, banheiros químicos masculinos, femininos e para deficientes físicos, localizado na Praça da Independência (Largo do Carmo). A Fiscalização de Ambulantes será intensificada no local, na intenção de coibir o comércio irregular.

A Prefeitura também preparou um esquema especial para a realização da limpeza urbana das vias públicas, da Rua Floriano Peixoto e seu entorno, ao final de cada dia de desfile. Os containers de lixo serão retirados do percurso, visando evitar qualquer tipo de transtorno ou vandalismo, e serão recolocados logo após o término das festividades.

“Carnaval Como Nos Velhos Tempos”
A programação inclui ainda o “Carnaval Como nos Velhos Tempos”, que será realizado no coreto da Praça Padre Miguel (Matriz). Uma banda de marchinhas se apresentará durante os quatro dias, às 20h30, e fará duas matinês (domingo e terça-feira) às 15h.

Trio Elétrico no Pirapitingui
Além dos desfiles no Centro, que contarão com todo o suporte da empresa Brasil Kirin, a região do Pirapitingui terá trio elétrico nos dias 7 (domingo) e 9 (terça-feira), das 15h às 18h.