Coral do Carmo: 25 anos de existência e gratidão ao público ituano

roberto

No dia 22 de janeiro deste ano, o Coral do Carmo, que tradicionalmente participa das celebrações religiosas na Igreja Nossa Senhora do Carmo, completou 25 anos de existência.

No entanto, após inúmeras iniciativas, a data será celebrada a partir de hoje (20), a partir das 18h, com a celebração de uma missa em Ação de Graças aos integrantes do coral já falecidos.

Já no domingo (23), às 9h, haverá outra missa em Ação de Graças, esta pelos 25 anos de existência daquele grupo de canto.

Sobre o regente

Regente do Coral do Carmo desde o seu início, Carlos Roberto da Silva em entrevista ao “Periscópio”, conta a respeito de sua trajetória de vida até a formação do grupo.

Nascido na cidade de Campos Gerais/MG, Roberto, como é mais conhecido, passou boa parte de sua juventude e adolescência no município de Boa Esperança/MG, até chegar à Itu, local em que o regente alimentava o sonho de morar. “Tinha muito contato com os padres redentoristas e tinha essa vontade de ser padre, foi então que decidi vir para Itu e entrar no seminário”.

Mudança

Ao chegar nesta cidade em 1985, Roberto ingressou no seminário e promoveu trabalhos em pastorais. Embora a vida de seminarista tenha se encerrado no final de 1986, Carlos reacendeu uma outra vocação. “Em Boa Esperança já tinha ficado à frente de um coral de crianças e após deixar o seminário, fui convidado a reger o Coral da Candelária e o da Paróquia de São José, isso em 1987, onde permaneci até o início de 1991. à partir daí uma outra importante história começou”.

Surge o Coral do Carmo

Foi nesse período então, que Roberto foi convidado a assumir o comando de um grupo de canto, que estava sendo formado na Igreja Nossa Senhora do Carmo, surgia assim, o Coral do Carmo. “À partir daí, rumou do Coral de São José com toda a minha turma e contribuímos para que surgisse o Coral do Carmo e graças a Deus estamos aí até hoje”.

Tendo se apresentado em diversas igrejas de Itu e região, tendo participado também de eventos como velórios, casamentos e aniversários matrimoniais, o regente Roberto de orgulha de ter se apresentado com o coral por quatro ocasiões em missas no Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida. “Foram oportunidades muito importantes, que nos deixou muito felizes”.

Felicidade

Ao fazer um balanço dos 25 anos do Coral do Carmo, Roberto comenta com felicidade e orgulho sobre a data alcançada. “É claro que como em qualquer área de nossa vida, existem os momentos de cansaço, de desânimo, mas graças a Deus, somando tudo é muita felicidade. Agradeço muito o apoio das pessoas que sempre estiveram conosco, qualquer fosse o momento. Muitas pessoas sempre vieram com palavras de incentivo e isso é muito importante. Outro ponto de felicidade, que eu não sei como explicar é que nunca fui músico, nunca fiz cursos, não sou um profissional, sou um amador.Mas tenho um ouvido muito bom, eu tenho noções musicais. Eu aprendo ouvindo e na convivência. Tenho um estilo popular. Tenho noções de nota e sempre observo outros corais. Faço os sinais com as mãos e o grupo entende. Isso me deixa feliz”, conclui.