Diagnóstico preciso contribui com o tratamento eficiente da Doença de Crohn

Enfermidade é gerada quando o sistema de defesa não age mais normalmente, comprometendo todo o sistema digestivo

Doenca de Crohn

Amanhã (1) começa o Maio Roxo, mês da campanha de conscientização sobre males inflamatórios gastrointestinais, como a Doença de Crohn. Essa enfermidade é gerada quando o sistema de defesa não age mais normalmente, comprometendo todo o sistema digestivo, desde a boca até o ânus. As ocorrências mais frequentes são no intestino delgado.

A doença acontece quando a produção das células de defesa do corpo é muito intensificada, contribuindo até com a destruição das boas substâncias que ingerimos. Ela aparece com mais frequência entre os 20 e os 40 anos.

Sintomas
Entre os sintomas, os mais comuns são as fortes dores abdominais, diarreia, febre alta, perda de apetite e consequente emagrecimento. Mas também há outros sintomas que podem surgir, como sangramento, olhos vermelhos e sensíveis, aftas ou feridas na pele e até artrite.

Frequentemente, a Doença de Crohn é confundida com outras, como uma simples virose, pois tem sintomas semelhantes. Por isso, quanto antes os exames forem feitos, maior a chance de descobri-la.

Exames e cura
Para um diagnóstico preciso utilizam-se relatos do paciente, exames clínicos e laboratoriais e exames de imagem, como raios-X, colonoscopia e endoscopia, que são essenciais para definir a Doença de Crohn, por tratar-se da identificação de áreas lesadas. Tomografia e Ressonância Magnética também podem ser utilizadas.

As pesquisas ainda não mostram muito avanço quanto à cura da doença. No entanto, a boa notícia é que com medicamentos modernos e dietas adequadas, a progressão da doença é desacelerada e o paciente pode ter voltar a ter uma vida normal.

Nos casos moderados as aplicações de medicação por infusão têm se tornado um grande aliado no tratamento. Elas devem ser feitas em clínicas capacitadas e cadastradas – como a Neo | Saúde Multidisciplinar, de Itu, que conta inclusive com médico que atende na área de infecções intestinais – ou hospitais. O paciente da Doença de Crohn que esteja cadastrado no SUS poderá obter essa medicação nas Farmácias de Alto Custo do governo e pode escolher a clínica credenciada de sua preferência, em qualquer cidade, para receber as infusões, conforme a prescrição e orientação do seu médico.

A clínica Neo | Saúde Multidisciplinar fica na Rua Pernambuco, 632, Bairro Brasil, Itu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4023-0272.