Estragos são provocados por temporal em Indaiatuba

indaia-temporal

A Prefeitura de Indaiatuba montou uma força-tarefa na noite da última terça-feira (3) para fazer os reparos e a limpeza das ruas atingidas pelo temporal que caiu sobre a cidade no final da tarde. A Defesa Civil e as secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente e de Obras e Vias Públicas se uniram às equipes do Corpo de Bombeiros e da CPFL Piratininga, com o objetivo de amenizar os problemas causados.

A Estação Automática de Meteorologia do Instituto Agronômico de Campinas, instalada na Prefeitura, registrou 27 mm de chuva, mas em alguns pontos da cidade, estima-se que o volume tenha sido superior a isso. O maior problema foi a velocidade dos ventos que provocou a queda de postes, árvores, outdoors e danificou imóveis.

O coordenador da Defesa Civil do município, Paulo Cesar Feijão, ressaltou que apesar dos estragos, é uma chuva esperada para esta época do ano e que a cidade está preparada para agir nesses casos.

Pelo balanço inicial apresentado pelas secretarias envolvidas nos reparos, o vento, que chegou a atingir 64 km/h, derrubou 35 postes de iluminação pública e outros quatro de fornecimento de energia, além de danos causados em fiações, que deixaram 50 mil residências no escuro durante o temporal.

No início da manhã da quarta-feira (4) o Departamento de Defesa Civil computou a queda de aproximadamente de 60 árvores. Em três pontos da cidade, árvores de grande porte caíram sobre veículos, mas não houve nenhuma vítima. Trinta dos 59 pontos atendidos por semáforos na cidade deixaram de funcionar durante o temporal.

A Defesa Civil também registrou quatro pontos de alagamentos na cidade, em todos eles o escoamento das águas foi comprometido por conta do grande volume de chuvas concentradas em um curto período de tempo. Quanto aos estragos sofridos pelos prédios públicos, o maior deles foi a queda de parte do telhado do Centro Cultural “Wanderley Peres”. O prédio estava vazio, porque a Secretaria de Obras já havia programado a obra de substituição do telhado para a próxima semana.