ETEC se destaca em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

etec-premios

Na manhã da última sexta-feira (14) foi realizada nas dependências da Etec “Martinho Di Ciero” a premiação dos alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes, envolvendo a disciplina de Física, que contou com a realização de uma prova escrita e uma atividade de lançamento de foguetes.

Na prova escrita, destaque para o aluno Yuri Bossolan, de 15 anos, que na primeira etapa da prova conquistou a medalha de prata, se classificando para as próximas fases. Caso avance até a última etapa, marcada para o mês de dezembro, o jovem participará da Olimpíada Internacional.

“Fiz a prova de acordo com o conhecimento que tinha. Gosto bastante de física”, destacou o aluno.

O professor de Física de Yuri, Rafael Mazzuco, falou sobre o feito do aluno e aproveitou para explicar o exame. “Nós, professores, não tivemos acesso à prova antes para podermos trabalhar algumas questões parecidas com os alunos. Então, a preparação dos estudantes foi de fato com o conhecimento adquirido durante as aulas; foi de acordo com o que eles haviam aprendido mesmo. O que aumenta a importância do resultado”.

O docente comentou também a respeito dos lançamentos de foguetes, atividade paralela envolvendo os alunos da ETEC. “Esse foi um ponto muito interessante, pois mostrou uma interação muito bonita dos alunos. Eles mesmos, com orientações, montaram o material aqui na escola; os combustíveis foram feitos aqui também. Nada foi comprado, tudo criado pelos estudantes, com base no aprendizado e sob orientações. Depois de dois meses e meio de trabalho, fizemos os lançamentos dos foguetes aqui no campo da escola, com o grupo vencedor sendo o que teve seu foguete viajando a maior distância”.

Já na Mostra Brasileira de Foguetes, destaque para os alunos “medalha de ouro”: Ana Paula Andrelo, Maria Eduarda Araújo Santos, Natalia Moraes Czernucha, Raphael Bertholato Scursoni e Tassiani Karine Mota Faria (estudantes do 1º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio); e para os jovens “medalha de prata”: Eduardo Sambugaro Posse Caparroz, Gabriel Antunes Ferrarezi, João Henrique Antunes Vieira, Leonardo Bertani Monteiro, Renato de Souza Santos e Thiago Fortunato Cantão Sabino (alunos 1º ano do Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio).

Daniel Nápoli