Famílias de Itu possuem a 61ª maior renda média do interior do Brasil

Levantamento foi realizado pela empresa Geofusion, comparando capitais e regiões metropolitanas a municípios do interior com mais de 100 mil habitantes

Lucas Gandia

Com ganho médio mensal de R$ 5.020 por domicílio, Itu ocupa a 61ª posição do ranking de municípios com maiores rendas familiares do interior do Brasil. O número ituano é próximo ao das metrópoles, cuja renda média é de R$ 4.982,00, e é 29% maior que a renda média nacional, equivalente a R$ 3.900.

Os dados pertencem ao estudo “Lado B: o Brasil fora das capitais e zonas metropolitanas”, realizado pela Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado. Trata-se de um levantamento com dados comparativos entre as capitais e suas regiões metropolitanas (RM) em relação às cidades do interior do Brasil com mais de 100 mil habitantes.

Com população estimada em 167.095 habitantes, o levantamento ainda indica que as famílias de Itu possuem potencial de consumo per capita de R$ 4.311, valor próximo ao potencial de consumo médio dos demais municípios do interior avaliados.

Consumo
O estudo foi baseado nas Projeções Sociodemográficas 2015 da Geofusion, que estimam dados sobre o perfil da população de todo o Brasil. A metodologia leva em conta diversas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como o Censo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e Estimativas e Contagens da População. Já os dados de Potencial de Consumo têm como fonte o IPC Marketing e indicam o volume em dinheiro disponível nos domicílios brasileiros para o consumo por ano – no caso, os valores se referem a 2015.

Os números ainda apontam que 55% da renda do País está concentrada em 7% dos municípios, que também respondem por 38% da população. “A concentração populacional e de renda é conhecida por todos. Contudo, quando apontamos quais são estas regiões com base em dados precisos, as empresas que estão com planos de expansão ou planejamentos comerciais em andamento devem levar em conta estas análises de mercado, garantindo assim inteligência competitiva em relação aos concorrentes”, explica a diretora de Inteligência de Mercado da Geofusion, Susana Figoli.