Gazzola cria companhia de saneamento e divulga seus últimos secretários

 

Nova autarquia municipal terá que ser votada em sessão extraordinária da Câmara no início do ano que vem

manchete

O prefeito eleito Guilherme Gazzola (PTB) anunciou durante coletiva de imprensa realizada ontem (30/11), em seu escritório político, a criação da CIS (Companhia Ituana de Saneamento), autarquia que administrará o saneamento do município na próxima gestão. Ele também divulgou os nomes dos secretários restantes e também de diversos diretores.

 

Autarquia de saneamento

Gazzola explicou que a criação da CIS precisará ser aprovada pela Câmara de Vereadores. Para isso, o prefeito eleito convocará uma reunião extraordinária logo na primeira semana de seu mandato. Ele tem se reunido com os edis eleitos e apresentado as propostas, então acredita que não terá problemas para a aprová-las.

Até o fim do ano, o prefeito eleito apresentará aos novos vereadores o projeto da CIS. “Já pedi que fizessem uma apresentação da nossa nova companhia, para que entendam efetivamente o que é esse nosso sonho e que nós vamos transformar em realidade só a partir do momento que ele for votado pela Câmara”, declarou.

A CIS terá como superintendente Vincent Menu, que é formado em Engenharia de Materiais pela Ecole Centrale de Paris, França. Ele atua há 20 anos no setor de saneamento no Brasil e no exterior, nas empresas SUEZ, grupo francês líder mundial no setor, CAB Ambiental e GS Inima. O diretor da autarquia será o administrador de empresas Ricardo Zorzon.

“Seja bem-vindo, Vicent. Você terá a tarefa de responder aos ituanos que nós somos capazes de resolver o problema da água em Itu. Com muita competência, que você tem, e com muita vontade que nossa equipe vai demonstrar”, disse Gazzola ao superintendente da futura autarquia durante o anúncio. “Nasce aqui uma nova companhia, que muito me orgulha”, prosseguiu o prefeito eleito, garantindo que não haverá politização no órgão.

De acordo com Gazzola, a CIS nascerá como autarquia, mas com planos de se tornar uma empresa de capital misto. “Ela não será ainda uma companhia de capital misto. O capital misto deve vir num segundo momento, quando a gente conseguir formatar e, inclusive, ter o arcabouço administrativo dela pronto. Porque você não consegue fazer capital misto se não tem o que apresentar ao mercado”, explicou.

 

Novos secretários

Gazzola também terminou de anunciar seu secretariado. Entre os nomes divulgados está o do ex-vereador Adauto Gonçales (PR), que apoiou a candidatura de Neto Beluci (PRB) a prefeito na eleição de outubro. Ele será o secretário de Serviços Rurais. O prefeito eleito destacou já ter trabalhado com Gonçales na Câmara e o conhecimento dele na área rural.

Para a Cultura, o prefeito eleito escolheu Geraldo Gonçalves Júnior, que é sócio consultor da empresa EDigital Consultoria e Treinamento. Gazzola destacou que essa é uma pasta com poucos recursos, por isso o novo secretário precisará trabalhar com parcerias.

Na pasta de Meio Ambiente, o escolhido foi Eurísio Pallavidino, que assume com o compromisso de tornar Itu uma cidade sustentável, nas palavras de Gazzola. O novo secretário é engenheiro mecânico formado pela USP e cursa pós-graduação em Engenharia Ambiental no CEUNSP.

Anelise Barbosa será a nova secretária de Promoção Social. Ela é formada em psicologia e possui experiência em implementação e gestão de projetos junto a organizações públicas, privadas e terceiro setor. Gazzola destacou que ela terá a missão de gerenciar os convênios sociais e integrar a cidade aos projetos sociais.

O prefeito eleito também anunciou o advogado Haroldo Baez para ser mais um controlador geral. Ele já foi diretor jurídico da Câmara Municipal de Itu e assessor parlamentar da Câmara de Deputados, em Brasília-DF.

 

Novos diretores

O prefeito eleito ainda anunciou os diretores de várias secretarias. Na de Administração, o advogado Lucas André Netto Cardoso. Na Regional do Pirapitingui, o vendedor Edimar Evangelista e a técnica de enfermagem Guiomar Santos. Na pasta de Assuntos Jurídicos, as advogadas Éster Leme, Kadra Rizzi e Karina Boff foram anunciadas.

Gazzola também anunciou Emerson Castilho e Paulo Aranha como diretores da Cultura, Diego Corsi Barbieri e Gilmar Dias Pereira na Secretaria de Esportes, César Calixto e Francisca Moraes na Promoção Social, Márcio Milano nos Serviços Urbanos e Adriana Muniz do Prado em Obras e Serviços Viários.

Para a Secretaria de Educação foram cinco diretoras anunciadas: Anna Tatângelo, Célia Rocha, Lívia Souza, Osíria Fernandes e Vera Portella. No Meio Ambiente, Arcílio Bragagnolo e Valdivino Gomes foram escolhidos. O ator e diretor Juliano Mazurchi assumirá a diretoria de Turismo, Lazer e Eventos e o ex-secretário de Cultura Hélio Tomba será diretor na Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte.