Grupo Escoteiro Utu-Guaçu é “Padrão Ouro” pelo segundo ano consecutivo

utu

 Fundado em 29 de novembro de 1970 por Atinilo Guimarães, Celso Calegari, Egídio Bianchi e Alírio Stipp, o Grupo Escoteiro Utu-Guaçu, atualmente presidido por Yara Nápoli, é o mais antigo em atividade no município, completando na próxima terça-feira (29) 46 anos de existência ininterrupta.

Possuindo uma tradição na cidade, o Utu-Guaçu nos últimos três anos atingiu um patamar que poucos Grupos Escoteiros do país atingiram ao obter por dois anos consecutivos (2015 e 2016) o certificado Grupo Escoteiro Padrão Ouro. Além disso, no ano de 2014 a instituição obteve o título Padrão Bronze.

Ex-presidente e atual diretor técnico do Grupo, Fernando Nápoli explica a respeito da origem da certificação. “Para que os princípios, os propósitos e os métodos dos Grupos Escoteiros sejam iguais em todo o mundo, da forma como seu fundador ( Robert Baden-Powell) idealizou, foi criada a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), para regulamentar a prática. Com o intuito de não haver dissidências. Por sua vez, a União dos Escoteiros do Brasil é a associação atrelada a WOSM, que regulamenta a prática no país, a qual criou em 2014 uma certificação, e lembra muita as de empresas, para verificar a qualidade do escotismo promovido Brasil”.

Nápoli comenta sobre as exigências para que uma unidade escotista possa ser classificada. “Todo o ano, os grupos devem se inscrever no site da União dos Escoteiros do Brasil e documentar nesta página virtual, até o último dia do ano, todas as atividades que realizamos, atendendo as propostas do que diz respeito às áreas de administração, formação de adultos, aplicação do método escoteiro, participação na comunidade, divulgação do movimento escoteiro e avaliação das atividades e isso vai gerando uma pontuação para unidade, que, ao final da avaliação, pode ser classificada como Padrão Ouro, Prata, Bronze ou Sem-Padrão. Além disso, mostrar que é um grupo organizado, que possui CNPJ, razão social, que mantém ata de suas assembléias e cumpre com atividades de cunho espiritual, social e afetivo, ou seja, siga como ‘seu norte’ para chegar ao que seria um grupo escoteiro ideal”.

Para explicar sobre o feito alcançado pela unidade, o diretor técnico comenta os números “Atualmente existem 1.200 grupos escoteiros espalhados pelo Brasil e apenas 376 foram reconhecidos como Grupo Escoteiro Padrão e desses, 203 como Padrão Ouro. Ou seja, 31% com padrão e apenas 17% como Padrão Ouro, fazemos parte desse escasso número. É muito difícil manter uma unidade, pois é o grupo que se sustenta. A renda vem da mensalidade dos alunos. Atualmente, os jovens pagam uma taxa de R$ 300,00 por ano, divididas em dez parcelas. Com isso, procuramos abrir o grupo para todos, para que não seja elitizado”.

O diretor comenta ainda sobre a importância de se fomentar o escotismo, levar as pessoas o conhecimento a respeito, juntamente com o apoio familiar. “Na verdade eu entrei no escoteiro, por causa do Manuel do Escoteiro Mirim da Disney. Meu irmão (Moura) adorava. Ele tinha um e me deu outro de aniversário, que tenho guardado até hoje. Naquela época, tinha nove anos e não sabia que escoteiros existiam, achava que eram simples personagens. Só percebi que era algo real quando minha família mudou de São Paulo para Itu, em 1979 e, em um desfile de Sete de Setembro, vi os escoteiros desfilando e vi que era isso o que eu queria. Foi então que no sábado seguinte, meu pai (Ary), me levou ao Utu-Guaçu, onde permaneci até meus 21 anos, como membro jovem. Ele, que veio a ser tesoureiro do grupo e a ajudar o pessoal da cozinha, e minha mãe (Zuleika), costurando meu uniforme e apoiando, foram grandes incentivadores. Retornei ao grupo aos 22 anos com minha então noiva Yara, e mais tarde em uma outra oportunidade com ela já minha esposa e com nossas filhas Fernanda e Letícia, permanecendo até hoje”.

Interessados em saber como podem participar ou simplesmente conhecer o funcionamento do Grupo Escoteiro Utu-Guaçu é só comparecer aos sábados, a partir das 15h, na sede da unidade, situada na Rua Arquiteto Márcio João de Arruda, 310, Novo Centro.

Daniel Nápoli

Legenda: Fernando Nápoli, ao lado dos certificados conquistados