Grupos de voluntários “Doutores da Alegria e “Big Riso” promovem encontro no São Camilo

Vestidos de palhaços, voluntários levaram alegria e esperança aos pacientes do hospital no último domingo

Por: Daniel Nápoli

 

Encontro SaoCamiloNa manhã do último domingo (22), o Hospital São Camilo de Itu recebeu o encontro do grupo de voluntários “Big Riso”, da cidade de São Bernardo do Campo e dos “Doutores da Alegria”, de Itu.

Na ocasião, os grupos se reuniram para trocar experiências e alegrar os pacientes que se encontram internados ou em observação no hospital. Vestidos de palhaços e promovendo diversas brincadeiras, os voluntários levaram aos enfermos um pouco de alegria, “arrancando” risos não só deles, como também de seus acompanhantes.

Originado em 2004, o “Big Riso” realiza, anualmente, uma viagem a um hospital do interior de São Paulo, não só para que outros municípios conheçam sua história, mas também adquirir aprendizado para as demais atividades durante o ano. “Durante um ano inteiro, visitamos os hospitais de São Bernardo e, querendo ou não, são ambientes de muita pressão, muito stress. Foi a partir disso que decidimos realizar anualmente uma viagem a um hospital do interior do estado. Com isso, além de levar riso aos que necessitam, descontraímos também e promovemos uma integração entre voluntários e seus familiares”, explica a fundadora do grupo, Roberta Bigucci.

Ela conta ainda o que a motiva manter o Big Riso. “Não há preço que pague ver essa união entre os voluntários e familiares e ver a alegria no rosto dos pacientes. É muito gratificante saber que estamos levando ânimo a essas pessoas e seus acompanhantes. Além disso, há uma troca, pois aprendemos muito com eles. Enquanto muitas pessoas reclamam se está calor ou frio, tudo o que eles querem é rir e ficar bem”, resume.

Coordenador do grupo “Doutores da Alegria”, formado no ano de 1999, Dênis Batalha, destacou a importância do encontro. “Para nós é muito gratificante e importante, pois nos possibilita uma troca. Podemos aprender um pouco com eles e eles aprenderem com a gente. Pois mesmo os grupos fazendo brincadeiras, se vestindo de palhaço, são jeitos diferentes de abordar e isso que é interessante. É uma oportunidade também dos pacientes receberam visitas novas e ter mais divertimento”, conclui.

Embora ainda não exista uma data definida, o grupo “Doutores da Alegria” deve promover uma visita em conjunto com o “Big Riso” aos hospitais de São Bernardo do Campo.