Itu fecha primeiro trimestre do ano com saldo positivo de geração de emprego

Investimento constante em qualificação profissional, parcerias e atendimento do PAT ajudam a superar os efeitos da crise econômica no mercado de trabalho

emprego

No primeiro trimestre de 2016, Itu foi uma das poucas cidades da região a registrar um saldo positivo de 180 novos postos de trabalho. Enquanto isso, as vizinhas Salto (-86), Indaiatuba (-498) e Sorocaba (-271) seguiram a média apresentada pela microrregião em que estão inseridas e apresentaram um número maior de vagas fechadas do que abertas.

Os números são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que também observou essa diminuição das contratações nas avaliações feitas dos cenários estadual e federal. Segundo o órgão, o estado de São Paulo perdeu mais de 80 mil postos de trabalho, de janeiro a março deste ano. Levando-se em conta todos os estados da federação, o número de postos de trabalho encerrados chega a 323 mil.

Parte desses números positivos registrados em Itu se deve ao constante investimento em qualificação profissional realizado pela atual administração. A Prefeitura realiza anualmente diversas parcerias para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos à população, além de oficinas sobre recolocação no mercado de trabalho. Nos últimos três anos, por exemplo, mais de 40 palestras foram ministradas pelo Sebrae em Itu, totalizando mais de 1100 participantes.

“Só nesse ano, já foram ministradas cinco palestras e oficinas sobre diversos temas, e temos outras dez previstas para os próximos meses”, comentou o coordenador do Posto de Atendimento ao Empreendedor, Marcone Mueller Goes.
Outras ações desenvolvidas no município são os programas Via Rápida Emprego, Time do Emprego e Aprendiz Paulista, viabilizados por meio de parceria entre a Prefeitura e o governo estadual, através das secretarias estaduais do Emprego e Relações do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Posto de Atendimento ao Trabalhador
Além destes investimentos em qualificação, outra ferramenta importante da administração pública para facilitar o acesso do cidadão às vagas de empregos disponíveis na cidade é o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Com duas unidades instaladas no município, uma no Paço Municipal e outra no Centro Administrativo Regional do Pirapitingui, o PAT faz a intermediação entre empregador e trabalhador, para facilitar o encontro de ambos, com base na necessidade de um e na capacitação do outro.

Segundo a coordenadora do PAT de Itu, Eliana dos Santos Carvalho, de janeiro de 2013 a maio de 2016, mais de 3 mil pessoas foram contratadas através do posto.

“É um trabalho diário. Nossa equipe entra em contato com as empresas para saber se há demanda de contratação de mão de obra e quais os requisitos necessários. A partir daí, se as exigências da empresa forem muito específicas, a gente cruza essas informações com os cadastros que possuímos dos trabalhadores para localizarmos alguém que se encaixe no perfil solicitado”, explica. Ainda segundo Eliana, para vagas mais abrangentes, que não exigem conhecimentos muito direcionados, a seleção é feita conforme demonstração de interesse.

A Prefeitura também participa do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), que visa promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado sobre a importância de se absorver essa mão de obra. “O trabalho tem dado tanto resultado que só nesta semana tivemos 8 vagas de emprego disponíveis para atender a demanda do PADEF”, comentou Eliana.