Limpeza pública é tema na primeira sessão do ano na Câmara de Itu

Josimar reclamou da situação e atentou para a proliferação do mosquito da dengue. Líder do prefeito, Balbina de Paula Santos disse que a Prefeitura está agindo

balbina

O tema limpeza pública foi um dos abordados na primeira sessão ordinária de 2016 na Câmara de Vereadores de Itu. Com pouco tempo destinado ao “Tema Livre”, alguns edis pediram “Questão de Ordem” para poder se pronunciar. Entre eles, Josimar Ribeiro (PTN) e a líder do prefeito Antonio Tuíze na Casa de Leis, Balbina de Paula Santos (PMDB), que discorreram sobre a situação.

“É um tema muito importante e de grande relevância, que é a preocupação com a questão da limpeza pública da nossa cidade”, disse Josimar. “Há uma preocupação geral de todos os munícipes em termos da falta de manutenção que está ocorrendo na nossa cidade, principalmente nos bairros onde há grandes áreas de lazer que estão abandonadas”, declarou o vereador, que lembrou sobre a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que pode se proliferar nesses locais.

Josimar cobrou ação do Executivo. “O poder público tem por obrigação fazer uma ação imediata no município de Itu, em todos os bairros, em todas as escolas, em todos os lugares”. O edil reconheceu que já é feito um trabalho, mas pediu maior intensidade. “Há um trabalho feito pela Zoonoses, mas é preciso intensificar mais esse trabalho. Fazer uma campanha de conscientização perante a população, que hoje vem sofrendo com esse problema”, sugeriu o vereador.

Josimar também comentou da responsabilidade da população no combate ao mosquito, também vetor de doenças como a chikungunya e o zika virus. “Esse mosquito, as pessoas estão achando que é brincadeira, mas não é brincadeira. O poder público tem a sua responsabilidade, mas cabe a nós também, como munícipes, colaborar com a manutenção, colaborar para evitar os criadouros desse mosquito, evitar de jogar lixo e entulho como está sendo jogado muitas vezes indevidamente”, disse o edil.

Prefeitura empenhada
Por sua vez, Balbina explicou que a Prefeitura já está empenhada na limpeza de Itu. “São muito importantes as palavras do vereador. Eu acho que temos que tomar providências mesmo. O Executivo já está fazendo a limpeza da cidade e o mutirão de limpeza, inclusive, já está passando pelos bairros. Isso é muito importante, quando o poder público vê a necessidade da cidade e faz”, disse.

“Eu mesma estive no gabinete (do prefeito) conversando e pedindo que olhe com carinho para esse problema que nós estamos enfrentando”, disse a vereadora, que lembrou os casos confirmados de chikungunya e zika virus em Salto. “Itu ainda, graças a Deus, está sendo controlado, mas nenhuma cidade pode ficar tranquila. Mas em Itu está sendo providenciada a limpeza, inclusive a Eppo já está nos bairros. Isso é muito importante para nossa cidade”, comentou Balbina, que parabenizou o trabalho feito por Tuíze e pelo vice Neto Beluci.

“Eu acho muito importante essa parceria, esse trabalho e a cidade ficando limpa. Isso faz com que nós, que moramos aqui na cidade de Itu, tenhamos um pouco menos de preocupação, embora não estejamos livres de nada. Mas todo o trabalho que vem sendo feito é graças ao prefeito Tuíze e o Neto Beluci, que estão aí batalhando pela nossa cidade e fazendo a limpeza”, finalizou.

Itu 406 anos
Balbina também lembrou do aniversário de 406 anos de Itu, comemorado na última terça-feira (2). Ela esteve presente na festa realizada na Praça Padre Miguel (Matriz) e elogiou a cerimônia. “Eu queria parabenizar a cidade de Itu pelos 406 anos. Tivemos uma festa muito grande no Centro, uma festa muito bonita, com um bolo delicioso que todas as pessoas puderam comer um pedacinho, agradecer à Nossa Senhora da Candelária e pedir que Itu cada vez mais tenha sucesso”, completou a vereadora.