Museu Republicano tem visitas gratuitas à nova exposição no Carnaval

Entre os destaques da mostra estão os móveis da sala de jantar que pertenceram ao Visconde de Tremembé, avó do escritor Monteiro Lobato

museu carnaval

Aproveitando a movimentação no Centro de Itu em função do feriado de Carnaval, o Museu Republicano estará aberto nesta terça-feira (9) para visitações gratuitas à recente exposição “Cardápios e banquetes na Primeira República”.

Além dos menus, programação musical e fotografias da coleção Washington Luís, estão em exibição louças, cristais e talheres do acervo do Museu Paulista, e peças de mobiliário da sala de jantar que pertenceu ao Visconde de Tremembé, expostas pela primeira vez ao público. Esta sala de jantar foi confeccionada na França, na década de 1860, encomendada para o casamento de José Francisco Monteiro (1830-1911) e D. Maria Belmira de França Monteiro. É provável que tenha mobiliado a Chácara do Visconde de Tremembé, em Taubaté, onde seu neto, o escritor Monteiro Lobato, viveu até os 12 anos de idade.

O Museu Republicano funcionará normalmente neste final de semana (dias 6 e 7) e na terça-feira (9), das 10h às 14h. Na segunda (8), no entanto, o local permanecerá fechado. O museu fica na Rua Barão do Itaim, 67, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4023-0240.

Mais eventos
No próximo sábado (13), às 10h, em parceria com a Academia Ituana de Letras (Acadil), haverá o lançamento do livro “O Padre José de Campos Lara S. J. no ambiente em que viveu (1733-1820)”, de autoria do Padre Fernando Pedreira de Castro S. J, com comentários e notas de Marcelo Meira Amaral Bogaciovas.

Já no dia 22, às 19h30, haverá a abertura da exposição “O comércio de alimentos na Itu de antigamente”, composta de fotografias, anúncios e matérias de jornais da cidade sobre feiras, mercado municipal, matadouro, padarias, confeitarias, armazéns, restaurantes e hotéis. Também ocorrerá uma mesa redonda para discutir as práticas alimentares nas ruas de São Paulo e Itu naquele período, com a participação dos professores João Luiz Máximo da Silva, Maurício Maiolo Lopes e Rafaela Basso.

Todos os eventos são gratuitos e ocorrerão no Centro de Estudos do Museu Republicano, situado na Rua Barão do Itaim, 140, Centro. Durante os dias de feriado de Carnaval, o local permanecerá fechado.