População estranha a chegada da frente fria em Itu

Cidadãos com rinite, sinusite e bronquite sofrem com a mudança brusca de temperatura

muda clima“Céu nublado com possibilidade de garoa de dia e à noite”: essa é a previsão do tempo para a semana em Itu, segundo o site especializado em meteorologia Clima Tempo. Com a mudança repentina de temperatura nos últimos três dias, muitas pessoas acabam apresentando problemas de saúde. Crianças e idosos têm mais riscos de adquirir gripes e resfriados, mas os cuidados devem ser tomado por todos.

A técnica de saúde bucal Paloma da Silva, 22 anos, lamenta por não ter iniciado o dia muito bem devido à mudança climática. “Já acordei com o rosto dolorido e com a rinite atacada. Acordei bem ruim”, afirma. Já a psicóloga Lili Regiane, 31 anos, disse que não sofreu muito, apesar de ter sentido a diferença na temperatura. “Não dá pra prever quando o clima vai mudar. Antes, você conseguia diferenciar as estações, mas agora está tudo desregulado e bagunçado”, completa.

Sensação climática

Há quem não sofra e nem perceba a diferença na transição das temperaturas altas para as mais baixas. É o caso do aposentado José de Souza, 78 anos. “Eu senti pouca diferença. Teve sim [diferença], mas foi pouca. E também é como diz aquele velho ditado, o pobre está acostumado a sofrer”, brinca.

No Estado de São Paulo, a previsão para os próximos dias é de máxima de 21°C e mínima de 12°C, segundo o portal online G1. Já na cidade de Itu, a previsão é de máxima de 24°C e mínima de 11°C.