Previsões apontam que inverno deste ano será mais frio e chuvoso

INMET Sorocaba prevê temperaturas mais baixas e volume de chuva acima da média para os próximos meses

Maria Alexandra e Joao Feliciano

Apesar de o frio já ter marcado presença há algumas semanas, o inverno chegou oficialmente no começo da noite da última segunda-feira (20). Segundo o Instituto de Meteorologia de Sorocaba, para este ano há previsão de uma grande diferença no perfil da estação, quando comparada a dos dois últimos anos.

Com correntes de ar extremamente frias e uma quantidade incomum de nuvens, a estação promete temperaturas baixas e volumes pluviométricos altos, característica inesperada nesta época, que costuma ter ar seco e céu limpo.
Mesmo com as últimas frentes frias enfrentadas fora de época, os ituanos ainda não estão totalmente no clima de inverno. São poucos os que vêem vantagem nos dias frios com chuvas esporádicas.

O “Periscópio” foi às ruas para saber como o ituano “recebeu” o inverno. Entre muitos depoimentos, a maioria reclamou da nova estação. Outros preferiram elogiar a qualidade das comidas de inverno, bem como o glamour das roupas.

“Não gosto nem um pouco do frio. É ruim para se vestir, para tomar banho, para acordar e para sair de casa.” Maria Alexandra, 40, servente escolar

“O frio só piora as coisas. Prefiro o calor.” João Feliciano, 49, pedreiro

“No frio, é horrível acordar de manhã para ir para a escola.” Caroline Silva da Luz, 15, estudante

“O frio deixa todo mundo mais bonito, mais elegante, as comidas são melhores. Sem falar que a demanda de cestas de café da manhã aumenta. Eu adoro o inverno!” Lílian Oliveira, 40, comerciante