Prisão do prefeito Reinaldo Nogueira causa comoção em Indaiatuba

Nas redes sociais, moradores do município criaram até “hashtags” em apoio ao prefeito

A prisão do prefeito licenciado de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PMDB), ocorrida na tarde da última quinta-feira (23), se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. O episódio causou muita indignação em parte dos indaiatubanos, que não concordaram com a detenção do político. “Pode até ter errado, mas fez de Indaiatuba uma cidade muito melhor que muitas que vemos por aí”, comentou a internauta Angélica Freitas em uma página no Facebook.

Reinaldo Nogueira foi preso uma semana após Indaiatuba ficar em 1º lugar no Ranking Nacional de Transparência realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) – o município obteve nota (máxima) 10. A prisão ocorreu durante operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público, com apoio do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar).

A operação é uma nova etapa de uma investigação que teve início no ano de 2015 e averigua supostos casos de corrupção envolvendo representantes da Prefeitura de Indaiatuba na desapropriação de imóveis.A defesa do prefeito nega que ele faça parte do esquema.

“Eu não quero entrar exatamente no mérito da questão, mas nas provas que eu vi na investigação, não há nada, absolutamente nada que pudesse incriminar o prefeito”, declarou José Luis Mendes de Oliveira Lima, advogado de Reinaldo Nogueira.

Comoção
Pelo Facebook, muitos indaiatubanos – e até moradores de outras cidades da região – demonstraram revolta pela prisão do prefeito licenciado. “Gente, todo político rouba, mas ele faz alguma coisa por Indaiatuba”, postou Jennifer Bortolato. “Ele é um prefeito bom, fez muito por nossa cidade. Eu voto nele”, declarou Monalisa Ribeiro.

Já Gislaine Garcia Castello reforçou que ainda não há provas contra Reinaldo. “Vocês deveriam pensar bem antes de falar. É só um processo, não tem nada provado ainda, logo ele estará na rua e o povo falso beijando e abraçando ele”, escreveu na rede social. Até algumas hashtags em apoio ao prefeito foram publicadas, como #SouMaisReinaldo e #ReinaldoSempre.

A internauta Nívea Bertozzo postou que, se Reinaldo roubou, tem que pagar. “Mas pagar, devolver… Não dessa forma”, emendou. Elza Araújo, também pelo Facebook, demonstrou apoio ao prefeito. “Coitado! Que Deus proteja ele e cuide dele também. Força, Reinaldo! Logo acaba”, escreveu a moradora.

Câmara se manifesta
Na tarde de ontem (24) a Câmara dos Vereadores de Indaiatuba divulgou uma nota oficial, assinada inclusive pelos vereadores de oposição, na qual classifica a ação como “inédita e sem paralelo na história” e que “certamente o episódio gerou um misto de perplexidade, tristeza e preocupação a toda comunidade”. Os vereadores também informaram que o Legislativo só irá tomar alguma medida após se encontrar com o promotor do caso.

Reinaldo Nogueira passou a primeira noite preso no complexo da 1ª Delegacia Seccional de Campinas e na tarde de ontem (24) foi transferido para a Penitenciária de Tremembé, em São Paulo.