Profissionais da saúde participam de treinamento sobre sífilis

saude-sifilis

Na tarde da última segunda-feira (28) profissionais de saúde das redes pública e particular estiveram reunidos no auditório do Sincomércio para o Treinamento de Sífilis Congênita e Transmissão Vertical de Sífilis. Promovido pela Prefeitura de Itu, o treinamento foi ministrado pela médica infectologista Daniela Pereira Lopes.

De acordo com recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, os casos de sífilis adquirida (em adultos) aumentaram 32,7% no Brasil no período de 2014 a 2015. Entre gestantes também houve registro de 20,9% de crescimento, enquanto as infecções por sífilis congênita (transmitida pela mãe ao bebê) tiveram aumento de 19% no mesmo período. Estudos apontam que o principal motivo do aumento de casos de sífilis no Brasil é a falta de uso do preservativo na relação sexual, principalmente entre jovens e adolescentes.

Doença infecciosa, a sífilis é transmitida pela bactéria treponema pallidum. A transmissão ocorre, basicamente, pela relação sexual ou de mãe para filho, pelo sangue, no período de gestação.

A sífilis no adulto tem sinais específicos e há um período de latência considerável. O primeiro sintoma do quadro é uma ferida que, nos homens, é bem aparente, não apresenta dor e pode desaparecer num período de sete a dez dias. No caso das mulheres, a ferida pode surgir na genitália interna e não ser notada.

Na sífilis congênita, o período de evolução é mais curto. Durante a gestação, a doença pode causar aborto, malformações ósseas e manifestações na pele, além da morte do recém-nascido.