Projeto da Adutora Cajuru vai atender moradores do Pirapitingui

Anteprojeto já foi finalizado e aguarda aprovação do Departamento de Águas e Energia Elétrica

adutora1

Já está em andamento o projeto da nova Adutora Cajuru que vai abastecer a região do Cidade Nova. Na última semana, o anteprojeto foi finalizado e será encaminhado ao DAAE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado para os trâmites burocráticos necessários, visando a liberação para o início efetivo das obras.

A ideia de captar água bruta da represa Cajuru partiu da Prefeitura de Itu em 2014, no auge da estiagem mais severa que a cidade enfrentou. Na ocasião, a represa, localizada às margens da Rodovia Castelo Branco, serviu para a retirada de mais de 1 milhão de litros de água por dia, que era destinado até a ETA VIII – Pirapitingui através de carretas tanques.

A administração municipal iniciou então estudos para a captação definitiva nessa barragem, onde se acredita ser possível captar de 30 a 50 L/s, gerando um incremento de 108 m³/h na estação do Pirapitingui. Através de levantamentos realizados, foi possível dimensionar a extensão da adutora a ser implantada, com pouco mais de 6 km.