Reunião discute preço da passagem do Trem Republicano

Apesar dos custos de manutenção do projeto, responsáveis garantem que valores do passeio serão acessíveis à população

tremrepublicano

Lucas Gandia

Na última quarta-feira (27), o prefeito de Itu, Antonio Luiz Carvalho Gomes “Tuíze”, e o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, participaram da Assembleia Geral Ordinária referente ao Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano (CITREM). Durante o encontro, realizado no Paço Municipal de Itu, foram tratadas questões relacionadas à aprovação do Contrato de Rateio, aprovação do Orçamento para 2016, andamento da obra e estudo de viabilidade econômica da operação da ferrovia.

Na reunião, os responsáveis ressaltaram que o projeto segue o curso normal, tendo algumas adequações nos prazos e cronogramas de acordo com as necessidades apresentadas. “Estamos com a expectativa de inaugurá-lo no segundo semestre deste ano. É uma meta, mas vai depender de questões como meteorologia”, observa o diretor Operacional do CITREM, Fábio Luís Grizoto.

Apelidado de “Trem Republicano”, o projeto implantará um trem a vapor (Maria Fumaça) que percorrerá o trajeto de sete quilômetros entre as cidades de Itu e Salto, utilizando o antigo leito férreo da Companhia Ituana de Estrada de Ferro. Idealizadas em 2008, as obras foram iniciadas em junho do ano passado. “A estação de Itu já está restaurada; a de Salto deve ser entregue em abril. Além disso, já temos cerca de 2,5 quilômetros de ferrovia prontos”, destaca Fábio.

Valores
Outro assunto debatido durante a reunião foi o valor das passagens. Na ocasião, o prefeito saltense enfatizou que a quantia deverá ser viável e acessível à população. Segundo Fábio, no entanto, ainda não há previsão de preços. “Vamos fazer um estudo de viabilidade econômica para avaliar os nossos custos. Só depois disso é que conseguiremos fazer os cálculos”, enfatiza. “Trabalharemos com trens antigos, de mais de cem anos. Então o que encarece nosso projeto é o desgaste e a manutenção dos equipamentos”.

O presidente da Câmara de Salto, Willhes Gomes da Silva, aproveitou o encontro para questionar o tipo de dormentes que está sendo utilizado nos trilhos. “Alguns dormentes estão sendo entregues verdes pela empresa responsável e, em alguns pontos, pode-se notar que já estão ficando rachados”, ponderou. Sobre o assunto, o prefeito de Itu disse que existe a garantia de durabilidade de três anos destes dormentes, estando este tipo de material já especificado no projeto da obra.