Revista Veja afirma que japoneses querem vender suas participações na Brasil Kirin

 

Segundo nota da coluna Radar On-line, decisão é motivada pelas vendas em declínio e pela carga tributária brasileira

 

Novos rumores sobre o destino da empresa de bebidas Brasil Kirin, cuja sede está localizada em Itu, voltaram a aparecer na grande mídia brasileira. No último dia 26 de novembro, a Revista Veja publicou que os japoneses querem vender suas partes na cervejaria. A informação foi divulgada na coluna Radar On-line, seção assinada por Mauricio Lima, com conteúdos de bastidores sobre diversos assuntos, incluindo economia e negócios.

Na nota, a Veja destaca que a intenção dos empresários asiáticos se deve às “vendas em declínio” e aos sustos “com a barafunda tributária brasileira”. Questionada pelo “Periscópio”, a Brasil Kirin, dona de marcas como Schin e Devassa, apenas ressalta que “não comenta especulações e rumores de mercado e informa que está permanentemente buscando alternativas para otimizar a utilização de seus ativos e elevar a sua eficiência operacional”.

A publicação da Veja se soma a uma série de notícias pessimistas sobre a atual situação financeira da empresa de bebidas no país. Em agosto, o Jornal Valor Econômico noticiou que, com prejuízo operacional de 7 bilhões de ienes (R$ 225,2 milhões) no primeiro semestre de 2016, a Brasil Kirin passou a discutir o corte de custos e a venda de suas fábricas como parte dos esforços para otimizar a produção. Na época, a empresa negou as especulações.

Ainda de acordo com o Valor Econômico, a companhia projeta queda de 21,3% na receita de vendas no país neste ano, chegando a 112,9 bilhões de ienes. Para o lucro operacional, a previsão para foi mantida, com prejuízo de 8,9 bilhões de ienes.