Saúde em Itu volta a ser tema de discussão na Câmara dos vereadores

Vereadores de oposição criticaram novamente a mudança de endereço do PAM. Situação precária das ambulâncias também foi comentada

 

jaba 250416Os problemas na saúde em Itu voltaram a ser tema de discussão entre os vereadores na Câmara Municipal. O grupo de oposição ao atual governo teceu diversas críticas à mudança do PAM (Pronto Atendimento Municipal) do Hospital São Camilo para uma unidade no bairro Rancho Grande, além de reclamar da situação das ambulâncias da cidade. Já a líder do prefeito Tuíze, Balbina de Paula Santos (PV), rebateu as acusações.

O primeiro a abordar o tema foi Hermes Jabá (PSD). O vereador contou sobre o caso de um conhecido, que passou mal e foi encaminhado ao PAM do Rancho Grande, apresentando fortes dores na cabeça. O cidadão passou por atendimentos com diversos médicos, que deram diagnósticos diferentes, até que foi transferido para o Hospital São Camilo. “Olha que situação. Que omissão de socorro. Que coisa triste você ver uma pessoa numa situação dessas”, desabafou Jabá, que vai apresentar um requerimento solicitando o CRM dos médicos do PAM e quanto foi gasto na contratação do serviço. “Quanto estão gastando hoje? Porque segundo os boatos, diz que é R$ 10 milhões para dois meses”, comentou o edil.

Josimar Ribeiro (PTN) também criticou o PAM. Segundo ele, a unidade não oferece condições de atendimento. “Infelizmente o que fizeram foi um depósito de pessoas, com os médicos, com a maior boa vontade, tentando atender. Mas a estrutura não tem condições”, disse o vereador, contando o caso de uma senhora que veio a óbito após ser atendida no local. Josimar voltou a afirmar que não há pediatra no Cidade Nova. “Pode ir lá que vocês vão ver que não tem”.

Pronto Socorro

Dr. Bastos (PSD), que na sessão da semana passada afirmou que o Pronto Socorro do Hospital São Camilo está fechado, voltou a se manifestar sobre o caso. “Uma cidade não pode ter uma condição normal sem um hospital de portas abertas. Não estou dizendo que o hospital não está funcionando; está de portas fechadas à população”, comentou.

Na sessão passada, o vereador havia dito que não conseguiu encaminha pacientes ao hospital, mas que agora conseguiu. “Hoje eu consegui encaminhar dois pacientes com referência, pedindo a um colega para que recebesse esses pacientes graves”, disse. “Agora, isso aí não substitui a porta aberta, porque a população estava entendendo é que o PAM estava saindo de dentro do Hospital, porém o Hospital continuaria com a porta aberta para casos de emergência”, prosseguiu Bastos.

O vereador ainda disse que estrutura de um Pronto Atendimento não substitui a estrutura de um Pronto Socorro de um hospital. “A estrutura de um Pronto Atendimento é zero. É um posto de saúde que funciona 24 horas, que pode aplicar um soro, fazer um atendimento… Não é a mesma coisa de um hospital. E isso é uma preocupação, porque fatos lamentáveis continuarão acontecendo”, relatou o edil.

Bastos ainda disse que toda cidade deveria dispor de um hospital funcionando com a porta aberta. “Precisa haver um consenso e o hospital reabrir as portas. Eu acho que não deve se fazer economia com dinheiro para a saúde. O Hospital precisa de tanto para funcionar? Vamos pagar o Hospital, ele não vai funcionar de graça”, finalizou o vereador.

Ambulâncias

Já Josimar Ribeiro utilizou a palavra livre para comentar sobre uma visita que fez à Central de Ambulância, onde constatou que os veículos estão em péssimas condições. “Se você for lá, você vai ver as ambulâncias todas arregaçadas, quebradas, com vidro quebrado, faltando pneu, falta maca, falta tudo. A gente torce para que melhore, porque é a população que acaba sofrendo”, disse o vereador.

Responsabilidade

Líder do governo na Câmara, Balbina de Paula Santos (PV) falou sobre a responsabilidade das administrações anteriores na situação da saúde ituana. “Nós tivemos aqui em Itu vários prefeitos, e nenhum deles teve a devida preocupação com a saúde da nossa cidade. Esse prefeito que está aí – e não estou aqui como líder, estou como cidadã – ele pensou na saúde de Itu”, disse a vereadora, comentando sobre a construção do PAM do Parque Industrial e a UPA do Nossa Senhora Aparecida.

Balbina também comentou já fez pesquisas na porta do PAM do Rancho Grande e ninguém reclama. “Agora, tem umas pessoas que pagam para alguém ir lá e sair dando entrevista criticando o PAM. Isso se chama politicagem”, declarou a vereadora, afirmando que o atendimento no local é bom. “Hoje, se eles estão dando um tratamento bom, eles vão dar um muito melhor quando inaugurar a UPA e PAM”.