Sorocaba, Alumínio e Itu consumiram 42% da energia na região em 2015

Região Administrativa de Sorocaba é a terceira do Estado no ranking de utilização de energia no período

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015, divulgado no final de setembro pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os municípios da região administrativa de Sorocaba foram responsáveis pelo consumo de 7,4% da energia utilizada no Estado em 2015, o equivalente a 3,2 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente).

A cidade de Sorocaba lidera o ranking na região, respondendo por 20,7% do total. Os insumos mais utilizados foram derivados de petróleo, energia elétrica e etanol. Em segundo lugar aparece o município de Alumínio, com 14,5%, seguido de Itu, com 7,4% do total.

O consumo de energia elétrica na região também foi expressivo, com um total de 12,3 terawatts (TW), sendo 8,1 TW para a indústria, 2,1 TW para as residências e 1,1 TW para o setor comercial. A região ainda consumiu no período 407 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Os combustíveis automotivos mais consumidos na região em 2015 foram o óleo diesel, com 823 milhões de litros; etanol, com 653 milhões de litros; e a gasolina, com 574 milhões de litros.

“De 2014 para 2015, a região de Sorocaba registrou uma retração de 1,3% no consumo de energia, o mesmo índice do Estado. Isso mostra que a região, que conta com uma forte presença industrial, sentiu o impacto da desaceleração da economia nacional”, comenta o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo João Carlos Meirelles.

Regiões
A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2015, consumindo 39,7% do total do Estado. Em seguida aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,4%), Sorocaba (6,6%), São José dos Campos (6%), Santos (4,4%), São José do Rio Preto (4%), Ribeirão Preto (3%), Central (2,5%), Marília e Bauru (2,3%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,7%), Franca (1,5%), Itapeva (1,2%), Barretos (1,1%) e Registro (0,9%).

O Anuário
O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento.

As principais informações do anuário podem ser acessadas na ferramenta Dados Municipais, com link disponível na homepage do site da Secretaria de Energia e Mineração. O pdf com o estudo completo também está disponível na Biblioteca Virtual do hotsite Dados Energéticos. Para acessar a ferramenta online ou o pdf, acesse www.energia.sp.gov.br.