Índices de roubos e furtos de veículos caem em Itu

De acordo com números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a cidade de Itu registrou queda no número de furtos e roubos de veículos, se comparando os seis primeiros meses de 2020 com o ano passado.

De janeiro a junho deste ano, Itu registrou 64 furtos de veículos e 16 roubos, contra 131 roubos e 143 furtos em 2019. Também em 2019, a cidade contou com outros 639 tipos de furtos e outros 143 roubos. Já neste ano, Itu contou com 76 roubos gerais e 375 outros tipos de furto.

Diante dos dados o Periscópio esteve em contato com o secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transportes, Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Ferrari Domingues Silva, que comentou os números. “Em Itu, registramos uma queda na criminalidade, em geral, muito grande neste ano de 2020. Mas isso já vem acontecendo desde 2017 e, de uma maneira mais efetiva, a partir de 2019, que foi quando implantamos a Muralha Eletrônica e criamos o GGI”.

O GGI (Gabinete de Gestão Integrada) de Segurança integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil, em reuniões para discutir estratégias de combate ao crime. “Essas reduções são fruto de um trabalho de inteligência, que reúne o uso da tecnologia com a atuação dos recursos pessoais da GCM, PM e Polícia Civil”, comenta Hércules.

O secretário acrescenta. “Os índices em baixa desestimulam aqueles que estão predispostos a infringir a lei, porque eles estão vendo que aqui em Itu o crime é combatido, os casos são solucionados e seus autores são condenados”. Ainda sobre os números, o comandante da pasta comenta.

“No ano passado, dos 18 itens avaliados no levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública, 14 estavam a nosso favor. Já neste ano, o número de itens positivos subiu para 16. Estamos vindo numa crescente a cada ano, que se reflete nesses 89% de aprovação. Os dados estatísticos até agora, comparando os cinco primeiros meses de 2020 com o ano anterior, demonstram uma queda significativa de 49% no roubo veículos e 58% no furto de veículos”.

Hércules aponta também outras melhorias. “Registramos também uma queda importantíssima de 41% nos casos de estupro, devido às ações de conscientização das forças de segurança no município. Tivemos ainda decréscimo de 44% em furtos e 80% em tentativas de homicídio como destaques”.

Polícia Militar

O JP também falou com a Polícia Militar, que por meio de nota, comentou sobre sua atuação. Questionada se a pandemia teria auxiliado na queda dos números, o 50º BMI respondeu. “O isolamento social teve início no estado de São Paulo em 24 de março, ou seja, apenas no fim do primeiro trimestre. Além disso, vários estabelecimentos tidos como ‘essenciais’ permaneceram em pleno funcionamento”.

A PM acrescenta. “Por isso, ainda que tal medida tenha diminuído o fluxo de pessoas, é inegável que o constante trabalho realizado pelas Forças de Segurança nas ruas de nossa cidade, aliado a participação da sociedade, é o principal fator que vem contribuindo significativamente para essa redução dos índices criminais e consequentemente, aumentado a percepção de segurança por parte da população ituana”, conclui.

Um comentário em “Índices de roubos e furtos de veículos caem em Itu

  • 06/08/2020 em 09:45
    Permalink

    SERIA INTERESSANTE UMA MATÉRIA SOBRE AS CÂMERAS CENTRAIS , POIS DIVERSAS VEZES QUE PASSO NO CENTRO, NÃO VEJO O FUNCIONAMENTO … HÁ CASOS DE ROUBOS DE VEÍCULOS E SE ESTIVESSEM EM FUNCIONAMENTO IRIA AJUDAR EM MUITO … A AGILIDADE DAS POLICIAS MILITAR E GCM SERIAM MAIS EFICAZ
    , VALE UMA BOA MATERIA !!!

Os comentários estão desativados.