Informal 05/05/21

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br


Memorial do Apostolado da Oração de Itu já pode ser visitado

O espaço cultural da Igreja do Bom Jesus está reaberto à visita depois de ficar fechado no período agudo da pandemia. Entre fotos, documentos e textos, pode-se compreender melhor a fundação do primeiro centro do Apostolado da Oração, pelo padre Tadei, há 150 anos e outros aspectos da trajetória da igreja do Bom Jesus. Organizado pela Biblioteca História, o espaço foi inaugurado em 2017. A visitação gratuita pode acontecer de terça-feira a domingo, das 7h às 12h e das 14h às 17h. Na foto, o prefeito Guilherme Gazzola (PL), acompanhado do padre Adriano, na inauguração do memorial.


Memória trabalhadora

Em homenagem ao Dia do Trabalhador, celebrado no último dia 1º de maio, o Museu Republicano “Convenção de Itu” selecionou exemplares do jornal “O Trabalhador”, órgão dos operários da Companhia de Fiação e Tecelagem São Pedro, importante indústria do ramo têxtil que operou em Itu no século XX, iniciando sua produção em 1911. A publicação era dirigida pelo professor Lourenço Carmignani e contava também com Guilherme Santos na redação e Luiz Guido na secretaria. A Coleção de Jornais Ituanos dos séculos XIX e XX, guardada na Biblioteca do Museu Republicano,  possui cinco exemplares do periódico, que estão disponíveis online na BORE (Biblioteca de Obras Raras e Especiais da USP) e podem ser acessados em bit.ly/o-trabalhador.


Novos filmes

A Marvel divulgou um vídeo na última segunda-feira (03), em que anunciou títulos e datas de seus próximos filmes. A principal revelação é o título da continuação de “Pantera Negra”: “Wakanda Forever”. O longa vai focar em Wakanda e seus outros personagens, de acordo com Kevin Feige, presidente dos estúdios Marvel. Chadwick Boseman, morto em agosto de 2020, não será substituído como o herói. O filme chega aos cinemas em 8 de julho de 2022. Além disso, o estúdio definiu todas as próximas estreias nos cinemas: “Viúva Negra” – 9 de julho; “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” – 3 de setembro; “Os Eternos” – 5 de novembro; “Spider-Man – No Way Home” – 17 de dezembro; “Doctor Strange in the multiverse of madness” – 25 de março de 2022; “Thor – Love and Thunder” – 6 de maio de 2022; “Capitã Marvel 2 – The Marvels” – 11 de novembro de 2022; “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” – 17 de fevereiro de 2023; “Guardiões da Galáxia – Volume 3” – 5 de maio de 2023.


Espetáculo “É tudo família!”

Retornou no ultimo dia 1ª de maio em cartaz pela plataforma Zoom, o espetáculo “É Tudo Família! Virtual”, com temporada patrocinada através da Lei de Incentivo à Cultura. Ao todo serão dez apresentações aos finais de semana, até 30 de maio, sempre aos sábados, às 16h e aos domingos, às 11h. Os ingressos poderão ser adquiridos gratuitamente através do site da produtora Catarsis Arte para Infância e Juventude (catarsis.com.br) ou diretamente no Sympla. Os espectadores também receberão, por e-mail, o programa do espetáculo com as informações, curiosidades da produção e uma sugestão de brincadeira sobre o tema da montagem. Sinopse do espetáculo: “O que é família? Davi, Lucas, Lucinha e Júlia têm 9 anos e meia hora para responder essa pergunta em forma de seminário para a sala toda e para o professor bem bravo. Eles estão na mesma classe, no 4º B. Por conta da pandemia, as aulas estão sendo on-line; então, o seminário deverá ser por videoconferência”. A peça é livremente inspirada no premiado livro homônimo das autoras Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl (publicado pela KlettKinderbuch, Leipzig/Alemanha).


Famosos vacinados

Alguns famosos foram vacinados contra a Covid-19 em Itu e cidades da região nos últimos meses. Os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes, por exemplo, receberam as duas doses do imunizante em Porto Feliz. Já Lima Duarte, também ator, foi vacinado em Indaiatuba. Aqui em Itu receberam doses da vacina o escritor e jornalista Laurentino Gomes e a empresária e escritora Lucília Diniz. Ambos compartilharam fotos e experiências nas redes sociais.


Live Literária com Pedro Bandeira tem nova data: A Live Literária “A Força da Literatura e da Leitura” com o escritor Pedro Bandeira, que precisou ser adiada em virtude da queda de energia no estúdio do autor, já tem nova data. O encontro acontece ao vivo no dia 14 de maio (sexta-feira), às 16h, no canal do YouTube do Instituto do Legislativo Ituano (youtube.com/institutodolegislativoituano). Os participantes poderão enviar perguntas ao escritor através do chat da Live. O evento virtual faz parte das ações do Projeto Abrilivro 2021, instituído pela Lei Municipal Nº 2169/2019, que é desenvolvido pelo ILI para incentivo à leitura.


>>> DICA DE LIVRO

Jogador Número Dois
Dias depois de vencer o concurso do fundador da OASIS, James Halliday, Wade Watts faz uma descoberta que muda tudo. Escondido nos cofres de Halliday, esperando que seu herdeiro o encontre, está um avanço tecnológico que mais uma vez mudará o mundo e tornará o OASIS mil vezes mais maravilhoso – e viciante – do que até mesmo Wade sonhou ser possível. Com ele, vem um novo enigma e uma nova missão – um último Easter Egg de Halliday, sugerindo um prêmio misterioso. E um novo rival inesperado, impossivelmente poderoso e perigoso o aguarda, alguém que matará milhões para conseguir o que deseja. A vida de Wade e o futuro do OASIS estão novamente em jogo, mas desta vez o destino da humanidade também está em jogo. Com uma narrativa criativa e eletrizante, repleta de referências à cultura pop dos anos 1980 e ao universo nerd que consagraram o primeiro volume da série, “Jogador Número Dois” dá continuidade ao legado de sucesso de seu antecessor e lança os leitores em uma nova aventura futurista e surpreendente. O livro também ganhará uma adaptação cinematográfica, com roteiro do autor Ernest Cline. Com 416 páginas, o livro é da editora Intrínseca.

PENSE NISSO
“O ferro enferruja pela falta de uso, a água estagnada perde a sua pureza e no frio fica congelada – do mesmo modo, a ociosidade exaure a vitalidade da mente.” (Leonardo da Vinci)