Informal 07-04-21

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br


Ação social de Páscoa

A 6ª edição da ação social “Páscoa das Crianças Bora Mulekada”, realizada pelo time de futebol amador de Itu, ocorreu no último final de semana e levou a alegria para cerca de 400 crianças dos bairros Jardim Aeroporto, São Luiz e outros espalhados pela cidade. O time arrecadou, através de doações e rifas, 100 ovos de chocolate e 1.700 bombons. A ação contou com diversos voluntários. “São 6 anos de projeto e, a partir de 2021, o Bora Mulekada está fazendo suas ações em parceria com o instituto Atlantis, Agradeço de coração seu apoio em nosso projeto, está fazendo a diferença”, comenta Weverton Cavalcante Prudêncio (Cavera), que é diretor de esporte e projetos sociais do Bora Mulekada. Parabéns pela ação!


Itu na TV Brasil

A cidade de Itu é destaque no “Geohunters” da TV Brasil um programa de aventura, que traz um misto de cultura, turismo e mistério. Os apresentadores nunca sabem qual o próximo destino e para descobrirem eles precisam desvendar pistas e enigmas, que os transportam aos mais bonitos e diversos cenários. Dessa vez, o cenário escolhido foi Itu. Em nosso município, eles conhecem as igrejas, o Museu da Energia e o Parque do Varvito, além de participarem de um salto de paraquedas. O episódio vai ao ar nesta quinta-feira (08), às 15h30. Para saber mais, acesse tvbrasil.ebc.com.br/geohunters.

Juntos por Itu

A campanha #JuntosPorItu, que arrecada alimentos para as famílias cadastradas nos programas sociais em Itu especialmente afetadas neste momento de pandemia, solicita doação especial dos seguintes produtos (dentro do prazo de validade) neste momento: arroz, feijão e enlatados. Os pontos de arrecadação ficam no estacionamento da Prefeitura de Itu (sistema drive-thru) e também na Subprefeitura Regional do Pirapitingui, sempre das 8h às 16h.


Feira do Livro da Unesp

Com desconto mínimo de 50%, começou a III Feira de Livros da Unesp. O evento vai até 11 de abril, de forma online, e pode ser acessado pelo site feiradolivrodaunesp.com.br. Tendo em vista a impossibilidade de realização presencial da feira em função da pandemia de Covid-19, esta edição será totalmente virtual, ampliando assim seu alcance ao público nacional. Também com esse objetivo, o prazo de duração foi ampliado de cinco para sete dias. O evento também contará com atrações culturais – todas remotas, claro.


Biblioteca Thais Veiga Borges é doada ao Museu da Música

No mês de janeiro deste ano, foi incorporada à biblioteca do Museu da Música a coleção da Profa. Thais Veiga Borges. A pesquisadora da música brasileira viveu em Itu por alguns anos, quando fundou a EMIA “Manolo Santoro”. Em São Paulo manteve o grupo musical Confraria, especializado em pesquisa da música medieval com o qual viajou em turnê pela Península Ibérica. A Profa. Thais, que hoje reside em São Paulo, participou da pesquisa que resultou no livro “Modinha, raízes da música do povo” (1985). A coleção doada reflete as pesquisas histórico-musicais e culturais que realizou. A coleção reúne livros sobre cultura popular, música regional do Nordeste e Sudeste, biografias de compositores e raras edições sobre musicologia e arte.


Um novo legado

Saiu o trailer de “Space Jam: Um Novo Legado”, continuação do nostálgico filme de 1996, estrelado pelo astro do basquete Michael Jordan. Desta vez, o protagonista é o grande craque da atualidade, LeBron James. O filme, que combina animação e live action, é dirigido por Malcolm D. Lee. Quando o craque e seu filho são aprisionados em um espaço digital por uma I.A. trapaceira, LeBron precisa trazê-los de volta para casa em segurança levando o Pernalonga, a Lola Bunny e uma equipe indisciplinada de Looney Tunes a uma vitória contra os campeões digitais da I.A. na quadra: um elenco de peso formado por astros e estrelas do basquetebol como você nunca viu. O trailer pode ser conferido em bit.ly/space-jam-trailer.

>>> DICA DE LIVRO

Solidão e Companhia
Muito já se escreveu sobre Gabriel García Márquez, um dos mais importantes escritores de todos os tempos, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura e autor do clássico “Cem anos de solidão”. O próprio escritor colombiano escreveu suas memórias. Mas um personagem tão rico requer muitas vozes para explicá-lo – é o que faz Silvana Paternostro neste livro. A partir de depoimentos de dezenas de pessoas como irmãos, parentes, amigos e conhecidos, ela apresenta ao leitor uma história oral de Gabo, como era conhecido. Os irmãos contam episódios da infância, os amigos lembram a dificuldade para escrever o “grande romance” e todos oferecem suas versões para a construção deste ou daquele personagem. O afilhado Santiago revela como a fama “atacou-o como um animal, um touro” e amigos admitem que García Márquez foi ficando cada vez mais pedante. Não faltam versões também para “causos” como o dia em que o escritor peruano Mario Vargas Llosa, até então amigo de Gabo, lhe acertou um soco. O olho roxo teria sido uma resposta ao suposto flerte com a sua mulher. Com 288 páginas, o livro é da editora Crítica.


PENSE NISSO
“Os governos suspeitam da literatura porque é uma força que lhes escapa.” (Émile Zola)