Informal 09-06-21

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br


Prime Day Show

O Amazon anunciou que os premiados artistas Billie Eilish (foto), H.E.R e Kid Cudi participarão do Prime Day Show, um evento musical dividido em três partes, realizado pelo Amazon Music, que apresenta destaques do que há de melhor na música e no entretenimento em comemoração ao Prime Day – realizado nos dias 21 e 22 de junho e que contará com diversas promoções da gigante do varejo online. Todos os três episódios do Prime Day Show serão lançados globalmente a partir de 17 de junho no Prime Video e estarão disponíveis para todos os clientes por 30 dias, com ou sem uma assinatura Prime.


Selecionado

“A Última Floresta” segue viajando o mundo, agora fazendo sua estreia na Ásia, mais precisamente na Coreia do Sul! O longa dirigido por Luiz Bolognesi (foto), que morou em Itu, está na seleção oficial do Seoul Eco Film Festival. O documentário mostra que, em uma tribo Yanomani isolada na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos. O filme teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim deste ano, como parte da mostra Panorama.

Foto: Alessandro Valese (Alemão)


Cinema nacional

A partir de amanhã (10), o À La Carte traz uma novidade para os fãs do cinema nacional: um filme brasileiro passa a compor as estreias da semana. Assim, o serviço de streaming, que já trazia semanalmente ao menos quatro filmes que passavam a integrar seu catálogo, agora contará com pelo menos cinco produções por semana em suas estreias. A estreia nacional desta semana fica por conta de “Hans Staden” (1999), um drama biográfico escrito, produzido e dirigido por Luiz Alberto Pereira baseado na obra “Duas Viagens ao Brasil” de Hans Staden, soldado e marinheiro alemão que, no início do século XVI, foi capturado por uma tribo tupinambá, inimiga dos colonizadores portugueses. O filme foi vencedor do Prêmio Especial do Júri, e também de Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte no Festival de Cinema de Brasília 1999.


Curso na FAMA Museu

Estão abertas as inscrições para o curso “Arte, patrimônio e processos de mediação” oferecido pelo Observatório de Criação da FAMA Museu. O curso é gratuito, destinado a estudantes universitários e será realizado através da plataforma Zoom, com certificação para os participantes. Interessados podem se inscrever até as 18h (horário de Brasília) desta sexta-feira (11). São 17 encontros realizados aos sábados e que abordam a história da arte, o patrimônio cultural e industrial, e os processos de aprendizagem no âmbito dos museus. Entre no site famamuseu.org.br/arte-patrimonio para acessar o conteúdo completo do curso. As vagas são limitadas.


#MuseumWeek2021

O Museu Republicano “Convenção de Itu” participa da #MuseumWeek2021, evento online que começou segunda-feira (07) e termina domingo (13). Realizado pela organização sem fins lucrativos Culture for Causes Network, a fundação filantrópica Art Explora e a Unesco, reúne cerca de seis mil instituições culturais distribuídas pelo mundo. Com postagens diárias em seus perfis nas redes sociais, este ano as instituições vão interagir com o público seguindo a fórmula “7 dias, 7 temas e 7 hashtags”. A ideia é que os museus criem conteúdo inédito, explorando seus acervos de forma criativa de acordo com o roteiro proposto pela organização. Até domingo, para cada dia há um tema e uma hashtag relacionada a ser seguida pelos museus. O objetivo do evento é alcançar públicos conectados, especialmente os mais jovens que não estão acostumados a ver materiais relacionados à cultura e à arte no mundo digital, e despertar esse interesse valendo-se de conteúdo criativo, inédito e interativo.


Coroação de Nossa Senhora de Fátima

Na noite do último dia 31 de maio, no bairro Vila Roma Brasileira, aconteceu a coroação de Nossa Senhora de Fátima com a reza do “Terço Humano”, evento religioso organizado pelo Grupo de Oração Paz e Amor. A tradição teve início em maio de 1977, por iniciativa de Durvalina de Almeida Campos e Luisa Virginia Sitta Zonatti, que rezavam o Terço tradicional com as famílias nas casas. A praça localizada em frente à Escola Estadual “Professor Pery Guarany Blackman” ficou tomada pelos devotos, que respeitaram o distanciamento social. As cadeiras usadas pelos presentes foram dispostas no gramado da praça em formato de um rosário. Antes de começar o Terço, o andor de Nossa Senhora de Fátima percorreu diversas ruas do bairro. Padre Juverci Siqueira, responsável pela Paróquia de São José, acompanhou a procissão e a coroação de Nossa Senhora pelas irmãs “anjos” Theodora, Valentina e Antonella Passos Torrijo. (Com informações da Revista Campo&Cidade)

Fotos: Tucano


>>> DICA DE LIVRO

Love: A História de Lisey
Dois anos após a morte do marido, Lisey Landon decide que é hora de colocar os papéis dele em ordem. Afinal, Scott Landon era um escritor de sucesso, e há diversas partes interessadas em qualquer trabalho inédito deixado por ele, embora ela esteja determinada a recusar qualquer oferta. Casados por vinte e cinco anos, os dois compartilhavam de uma intimidade profunda e muitas vezes assustadora. Logo no início do relacionamento, Lisey descobriu de onde Scott tirava suas ideias – um lugar capaz de curá-lo ou devorá-lo, chamado Boo’ya Moon. Quando é contatada por Zack McCool, um homem desagradável que diz que ela deve entregar os manuscritos ou sofrer as consequências, chega a vez de Lisey encarar os demônios que assombravam Scott – e que agora podem ajudar a protegê-la. Assim, o esforço de uma viúva para organizar o escritório de seu célebre marido se transforma em uma jornada quase fatal ao mundo sombrio que ele habitava. Um dos livros mais poderosos e íntimos de Stephen King, “Love: A História de Lisey” fala sobre a fonte da criatividade, as tentações da loucura e a linguagem secreta do amor. Com 536 páginas, o livro é da Editora Suma.


PENSE NISSO
“Preocupação é interesse pago em problema antes de eles acontecerem”. (William Ralph Inge)