Informal – 14/10/20

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br

PENSE NISSO
“Eu penso que é muito importante que os filmes façam as pessoas olhar para o que elas esqueceram.” (Spike Lee)


Doutor Hipóteses

“Doutor Hipóteses – uma alma perdida na pandemia” é uma comédia louca sobre um maluco em isolamento. Seria a loucura solução para nossa solidão? O ator e diretor Vicentini Gomez, o único interprete humano, contracena com outros 27 personagens, bonecos, inventados e criados pelo aloprado Doutor Hipóteses. A criatura e o criador num jogo de posse, amor, ódio e sedução. O filme está sendo financiado pelo Catarse, onde é possível conferir mais informações: catarse.me/pt/doutorhipoteses. Opinião do professor e historiador Jonas Soares de Souza, que já conferiu: “Doutor Hipóteses, uma gostosura de viagem em tempos de reclusão. Com diálogos inteligentes e bem construídos, Vicentini Gomez abandona a solidão e revela os caminhos da solitude, o prazer da própria companhia e a oportunidade do autoconhecimento. Imperdível!”


Cinema de volta

Após o Topázio Cinemas, em Indaiatuba, voltar a operar, o Moviplex Cinemas, em Salto, também retomou as atividades. As salas na cidade vizinha exibem filmes de grande sucesso, como “Os Vingadores”, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Mulher-Maravilha”. Seguindo as recomendações de segurança sanitária, o cinema saltense está oferecendo entrada grátis para quem trabalha na área da saúde. Desde o dia 13, os profissionais da área terão seis meses de ingresso gratuito no Moviplex e Salto em reconhecimento ao enfrentamento direto à Covid-19. O benefício será válido mediante cadastro prévio pelo link moviplexcinemas.com.br/formulario.


2ª edição da “Feirinha da Terra”

Com o objetivo de oferecer espaço aos produtores das cidades da região, no domingo (18), das 12h às 16h, o Plaza Shopping Itu recebe mais uma edição da “Feira de Pequenos Produtores”, em parceria com o Sindicato Rural de Itu. Como na primeira edição, a feira seguirá os protocolos de higiene e segurança adotados pelo Shopping, com controle de acesso, disponibilidade de álcool em gel, informações de distanciamento social do público e dos expositores e cuidados de higienização na manipulação dos produtos vendidos. Seguindo as regras de acesso, apenas clientes com máscaras de proteção facial poderão entrar no espaço. O público poderá aproveitar opções de hortaliças, legumes, frutas, queijos, grãos, produtos lácteos, cogumelos, doces e outros itens de pequenos produtores de Itu e cidades da região. A área destinada para a feira será próxima à loja Scaranza.


Formatura

No último dia 07 de outubro, aconteceu na sede da Escola de Samba Vale do Sol a primeira formatura da Escola de Curimba Axé nas Mãos de Itu, onde formaram 14 alunos do curso básico de atabaque. A entidade promoveu a integração da população ao atabaque, instrumento utilizado na cultura afro-brasileira. Uma grande vitória para Itu, que dá mais um significativo passo à cultura.


Novo podcast, nova exposição

O empresário e artista plástico Marcos Amaro, proprietário do Museu FAMA, acaba de lançar um podcast – que é como se fosse um programa de rádio, mas que pode ser ouvido quando e onde quisermos. Nesse novo canal, batizado de “Ontologias”, ele compartilha “aprendizados filosóficos, influências e escolhas éticas e estéticas”. Para acompanhar, acesse anchor.fm/marcos-amaro6. O nome do podcast é também o nome de uma exposição que o artista está preparando no museu, juntamente com Cabral e Kandro, a ser aberta a partir de 21 de novembro. Nas fotos publicadas em seu perfil pessoal no Facebook, Amaro e demais integrantes do museu durante a montagem da nova mostra.


#TBTdeQuarta: Outra relíquia publicada no grupo “Fotos Antigas de Itu”, dessa vez por José Osmar Menabó na última segunda-feira (12), feriado da Padroeira do Brasil. Ela retrata uma romaria a Aparecida do Norte, no ano de 1953. A família Prieto e vizinhos da Vila Nova em frente a um caminhão Dodge ano 48/49 preparando-se para “uma aventura”, como relatou Menabó. Quem quiser participar do grupo e conferir mais fotos como essa, basta acessar facebook.com/groups/ituantiga e pedir para participar.