Informal – 17/03/21

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br


Ajude uma ituana

A jovem ituana Tainá Carvalho foi, recentemente, aprovada na Brigham Young University em Provo, Utah-EUA. Mas ela precisa de ajuda para concretizar o seu sonho. Confira o relato: “Amo música e toco clarinete há alguns anos. Amo estudar e me esforcei para entrar em uma universidade onde poderei obter a educação que sempre sonhei! Eu estudei muito para cumprir todos os requisitos para frequentar uma universidade nos EUA e eu realmente quero que esse sonho se torne realidade e quero continuar trabalhando duro para melhorar e alcançar o meu melhor! Infelizmente, embora eu tenha potencial, não tenho dinheiro e é por isso que comecei essa vakinha, preciso da generosidade das pessoas para poder prosseguir com meus objetivos de educação e aprendizagem. Como estudante internacional, preciso fazer um depósito de 4 mil dólares na universidade, também preciso pagar as taxas de visto, e quando chegar nos EUA preciso pagar um teste de tuberculose. Sou muito grata por esta oportunidade que tenho, então se você puder me ajudar a fazer isso acontecer, qualquer quantia fará a diferença e se você não puder fazer uma doação, compartilhe com quem puder”. O link para colaborar é vaka.me/1892859.


Mais ouvida

Foto: Flaney Gonzallez/Divulgação

A dupla Israel e Rodolffo, pela primeira vez na carreira, alcançou o topo das músicas mais ouvidas no país nas duas principais plataformas de áudio – Spotify e Deezer – e estão no Top 50 Global em ambas. O hit “Batom de Cereja” contabiliza mais de 23 milhões de streamings e 28 milhões de visualizações no YouTube. Com a participação de Rodolffo no Big Brother Brasil, a música ganhou repercussão nacional e se espalhou por todas as redes sociais, ganhando, inclusive, coreografia especial dos participantes do reality, que viralizou no TikTok e no Instagram.


Sustentabilidade

O Parque Maeda já realizou neste ano o plantio de quase 1.800 árvores e plantas. O objetivo foi revitalizar a área verde e contribuir com o meio ambiente. Além de oxigenar o ar, a vegetação oferece frescor e abrigo em dias de sol mais intenso. A paisagem natural também é altamente favorecida. As plantas são da espécie podocarpus, muita usada em cerca viva. Já as árvores foram adquiridas já crescidas, com idades que variam de 2 a 5 anos, aproximadamente, e são das espécies Resedá (Lagerstroemia Indica), Pau-Mulato (Calycophyllum Spruceanum), Sibipiruna (Caesalpinia Pluviosa), Ficus Variegata, Iritiba, Jequitibá-Branco e Paineira Rosa (Ceiba Speciosa).


Mês da Mulher na FAMA

Ao longo de março, o “Mês da Mulher”, a FAMA Museu dedica as postagens do Instagram e Facebook às artistas mulheres que fazem parte de seu acervo. Entre elas, estão: Nazareth Pacheco, Tomie Ohtake, Tarsila do Amaral e Frida Baranek. Outra ação que traz a mulher como protagonista é a #MulheresFAMA, uma campanha com depoimentos de integrantes da equipe da FAMA sobre a sua relação com o museu e suas vivências enquanto mulheres. Profissionais como Carla Borba, Célia Francisco e Stephanie Klein já deram seus relatos. Muito bacana!


>>> DICA DE LIVRO

Ordinária Solidão – Emerson Sitta

“Ordinária solidão,
Quem de nós morrerá primeiro?
Solidão, não me furte
A extraordinariedade”.

Esta é a sinopse de “Ordinária Solidão”, livro de Emerson Sitta que integra a coleção “Prazeres Poéticos”. Publicado pela Chiado Books, o livro traz obras do poeta de 43 anos, morador de Itu, autor do livro “O Melhor é Sempre”, publicado em 2008. O livro 80 páginas e pode ser adquirido em diversos sites de venda, como no próprio site da Chiado Books. Contato do autor: emersonsitta@uol.com.br.

PENSE NISSO
“A beleza do mundo tem duas margens, uma do riso e outra da angústia, que cortam o coração em duas metades.” (Virginia Woolf)