Informal – 20/01/21

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br

PENSE NISSO
“Um homem não é infeliz porque tem ambições, mas porque elas o devoram” (Montesquieu)


My French Film Festival

Os cinéfiles de plantão já podem se preparar para mergulhar de cabeça na programação online do “My French Film Festival”, que exibe 33 filmes franceses dos mais variados gêneros até o dia 15 de fevereiro. E o melhor: é tudo de graça! Um dos destaques é “Camille” (foto), inspirado na história real de uma fotojornalista que morreu aos 26 anos cobrindo conflitos na República Centro-Africana em 2014. Você pode acompanhar o festival nesta plataforma oficial (www.myfrenchfilmfestival.com/pt/) ou por meio de algum dos parceiros do evento, como a Belas Artes à La Carte (grátis para assinantes ou não). Alguns filmes têm datas específicas de exibição. Ou seja, é preciso ficar de olho na programação para não perder nada. Bons filmes!


Tarsila do Amaral em livro

A exposição “Tarsila: Estudos e Anotações”, em cartaz no FAMA Museu (que estará fechado em janeiro e fevereiro para reformas), apresenta o livro de mesmo título lançado em edição bilíngue pela editora Martins Fontes. A edição apresenta todos os desenhos da exposição além dos textos das curadoras Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros e de todos os profissionais envolvidos no processo de restauro. A obra está disponível nas melhores livrarias.


Eleição no Conservatório de Salto

Pela primeira vez desde a sua fundação, há mais de 50 anos, o Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari terá um coordenador pedagógico escolhido pelos próprios professores. A definição será feita a partir de uma eleição direta, que já teve início e está sendo realizada em diferentes etapas, para que não haja qualquer aglomeração. “Antigamente essa função era de alguém indicado pelo Executivo, e agora os próprios professores, divididos por grupos, estão fazendo a escolha de seus representantes, de acordo com suas principais necessidades e expectativas”, explicou o secretário municipal da Cultura de Salto, Oséas Singh Júnior. Da mesma forma, essa também é a primeira vez que o Conservatório atualiza seu Regimento Interno, criado há mais de quarenta anos. “Essa solicitação também foi feita pelos docentes, com os quais agora estamos criando um caminho de muito diálogo e participação, que são a tônica da nova gestão municipal”, ressalta o secretário.


Mercadão de Itu na ativa

O Mercado Municipal de Itu, localizado no Centro, está funcionando. O local, que foi revitalizado e reinaugurado no final de 2019, ainda não engrenou por conta da pandemia, mas conta com algumas opções de lojas e lanchonetes, além da feira noturna às sextas-feiras. Além disso, o Mercadão está recebendo atualmente a exposição “Taipas, tijolos e telhas – o barro que o povo de Ytu usou para construir sua cidade”. A mostra tem o intuito de construir uma afetividade dos moradores e turistas com a cidade a partir do conhecimento das técnicas construtivas que, ao longo dos séculos foram utilizadas e preservadas como nosso Patrimônio Cultural.


Enfim, a vacina!

Após muita polêmica e discussões políticas em cima do assunto, o Brasil tem vacina contra o coronavírus. E ela já começou a ser aplicada, inicialmente em São Paulo. A primeira brasileira a ser vacinada foi Mônica Calazans, enfermeira do hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Logo após a aplicação da vacina, novas polêmicas surgiram. Mas esse não é assunto para esta página. Prefiro ficar com essa bela arte feita por Anne Pires, que ganhou as redes sociais. Que a vacina seja a esperança que tanto precisamos!

>>> DICA DE LIVRO

Traço de Giz
Quadrinho mais premiado da história da Espanha, lançado originalmente em 1992, “Traço de Giz” é uma das realizações mais representativas de Miguelanxo Prado e um clássico das HQs europeias. Foi agraciado com o prêmio de Melhor Álbum Estrangeiro no Festival de Angoulême, Melhor Álbum no Salão de Quadrinhos de Barcelona e indicado aos prêmios Eisner, na categoria Melhor Pintor/Artista Multimídia, e Harvey, na categoria Melhor Quadrinho Estrangeiro. Raul navegava em alto-mar quando foi atingido por uma tempestade, o que deixou seu barco à deriva e o levou para uma ilhota que não consta em nenhum mapa. Um cenário pacato com apenas dois habitantes, uma estalagem, um velho farol desativado e um muro com estranhas mensagens. Mas a embarcação de Raul não é a única atracada no cais, e logo ele conhece a bela e misteriosa Ana, por quem se sente imediatamente atraído. No entanto, conforme os dias avançam, Raul se vê incomodado em suas tentativas de compreender alguns absurdos locais: qual o propósito de uma estalagem sem clientes no meio do nada? Por que há tantas gaivotas mortas? Quem é Ana? E por que dizem que a chegada de uma terceira embarcação à ilha significa o prenúncio de uma tragédia? Com 108 páginas, é da Editora Pipoca & Nanquim.