Informal – 21/10/20

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br


PENSE NISSO
“Existem verdades que a gente só pode dizer depois de ter conquistado o direito de dizê-las.” (Jean Cocteau)


Coral Vozes de Itu volta a se apresentar

Na manhã do último domingo (18), o Coral Vozes de Itu voltou a se apresentar depois de um longo período parado por conta da pandemia. A apresentação ocorreu no recém-revitalizado Mercado Municipal e contou com público reduzido por conta das medidas de prevenção à Covid-19. Apesar disso, quem foi se encantou com a obra musical de um dos mais conhecidos artistas plásticos paulistas do século XIX, Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra. Nas fotos do diretor de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Emerson Castilho, você confere como foi o concerto, em meio à exposição “Taipa, tijolos e telhas – o barro que o povo de Ytu usou para construir sua cidade”, que pode ser conferida até janeiro no Mercadão.


Porto Feliz na Mostra SP

O filme “Casa de Antiguidades”, dirigido e roteirizado pelo porto-felicense João Paulo Miranda Maria, foi selecionado para a 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, na seção Competição Novos Diretores. Ambientado no Brasil atual, o filme retrata Cristovam (Antonio Pitanga), um homem negro do norte rural, que se muda para uma antiga colônia austríaca, no sul do país, para trabalhar em uma fábrica de leite. Diante de conservadores xenófobos, ele se sente isolado e alienado do mundo branco. Cristovam descobre uma casa abandonada, cheia de objetos e recordações que o lembram de suas origens. Ele se instala ali, reconectando-se com suas raízes. Como se esta casa de memória estivesse viva, mais objetos começam a aparecer. Lentamente, Cristovam passa por uma metamorfose. A Mostra acontece entre os dias 22 de outubro de 4 de novembro majoritariamente de forma on-line. Mais informações em 44.mostra.org.


Natal em Indaiatuba

Em 2020, em virtude das ações de combate à pandemia, o os tradicionais eventos natalinos de Indaiatuba ganharão uma edição virtual, mas a cidade poderá contar com outro atrativo: a iluminação de Natal, que será antecipada, atendendo a pedido da Aciai (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba). A decoração de Natal já está em fase de implantação e deve estar completamente instalada até 1º de novembro. A instalação da iluminação de Natal teve início na semana passada em trechos da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, Centro e avenidas Ário Barnabé e Francisco de Paula Leite. Na última etapa do cronograma está a instalação da decoração na rotatória em frente à Prefeitura de Indaiatuba, que este terá como tema ‘A Fábrica do Papai Noel’, com diversos brinquedos gigantes. Todas as peças que integram a decoração de Natal na cidade foram produzidas por funcionários da Administração Municipal e a maioria do material utilizado foi reaproveitado de anos anteriores.


Festival Nolan

Hoje (21) é o último dia de exibição do “Festival Nolan”, realizado pelo Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba e que traz filmes do diretor Christopher Nolan como um “aquecimento” para a grande estreia de “Tenet”, que chega no Brasil em 29 de outubro. Às 20h10 será exibido o premiado “A Origem”, sucesso que comemora 10 anos em 2020. A sessão será precedida por um material especial do filme “Tenet”, sendo 10 minutos de cenas inéditas e uma rápida entrevista com o diretor. Os ingressos terão preço normal de tabela e poderão ser adquiridos pelo aplicativo ou site (www.topaziocinemas.com.br) antecipadamente e com desconto. Os clientes que preferirem poderão adquirir a entrada nas bilheterias ou nos totens de autoatendimento do Shopping Jaraguá.


Alvo de hackers

A atriz global Bianca Bin, que foi criada em Itu, teve o seu perfil no Instagram hackeado. Segundo relatos de amigos da atriz, criminosos invadiram a conta dela e enviaram links maliciosos por meio de mensagem privada. O perfil da atriz na rede social reúne mais de 1,7 milhão de seguidores e teve algumas fotos deletadas. Famosos se uniram para denunciar a invasão. A atriz atualmente grava o longa-metragem “O Amante de Julia”, dirigido por Vinícius Coimbra e baseado no livro “O amante de Lady Chatterley”, de D. H. Lawrence. Além de Bianca, também participam do elenco Luísa Arantes, Mel Lisboa, e Mariana Ximenes que contracenam com Matheus Nachestegale, Romulo Estrela, Priscila Steinman e Sérgio Ginzé. Na história, a atriz dá à vida a protagonista que formará um quarteto amoroso.

>>> DICA DE LIVRO

Um paciente chamado Brasil
No início de 2020, o então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta enfrentou um dos maiores desafios de sua carreira: conter o avanço da covid-19 no Brasil. Sua defesa dos protocolos científicos no combate à pandemia e a transparência na comunicação com a sociedade acabaram desencadeando uma crise no governo federal. No mesmo estilo objetivo com que conduzia as coletivas de imprensa do ministério durante sua gestão, Mandetta relata, semana a semana, os cerca de cem dias em que esteve à frente da pasta, até sua exoneração, em 16 de abril de 2020. Revela bastidores do seu dia a dia – muitos até então desconhecidos do grande público, e que lançam uma nova luz sobre as movimentações políticas no Palácio do Planalto durante esse período. Como ocorreu a formação de sua equipe técnica; a relação do Executivo com os outros poderes; as movimentações e articulações políticas dentro do Planalto; os meandros do funcionamento dos sistemas de saúde de estados e municípios e suas conexões com a esfera federal; o diálogo com entidades e organizações nacionais e estrangeiras; a questão da cloroquina e do isolamento social; o negacionismo do presidente da República; e os caminhos da compra e distribuição de insumos para profissionais da saúde e hospitais são alguns dos temas abordados neste livro. Um testemunho de um dos momentos mais difíceis da história do Brasil atual.


#TBTdeQuarta: Além do grupo Fotos Antigas de Itu, outro fórum no Facebook tem resgatado a história da cidade. É o “História de Itu – Todos os Prefeitos de Itu”, que já conta com mais de 500 membros. Criado por Gustavo Cardinalli de Oliveira, o grupo tem como proposta, como o próprio nome já diz, resgatar todos os prefeitos nomeados a partir de 1908 e também todos os prefeitos eleitos de Itu, a partir de 1948 até o atual. Também são compartilhadas informações a respeito da história do Brasil, como lista de presidentes e primeiras-damas. Destacamos aqui uma foto do prefeito Galileu Bicudo, cujo mandato foi de 1956 até 1959. O político, que dá nome a uma das principais avenidas da cidade, também foi vereador e deputado estadual. Para conferir o grupo, acesse bit.ly/prefeitos-de-itu.