Informal 24-03-21

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br


Curso de extensão

As inscrições estão abertas para o curso de extensão USP “Museus e Escolas em tempos de pandemia”. As aulas começam no dia 13 de abril, mas as inscrições se encerram no dia 5 de abril e a seleção será realizada através de sorteio pelo sistema Apolo/USP. Este curso tem como objetivo fomentar discussões entre os museus e escolas no contexto vivenciado pela pandemia do coronavírus, em que novas formas de comunicação emergem e são necessárias para a produção de conhecimento a partir da cultura material e dos acervos dos museus. Para tanto, serão apresentadas metodologias diversas encontradas por três museus do território ituano – Museu Republicano “Convenção de Itu”, Museu da Música e Museu da Energia – e seus educadores. Participe! Inscreva-se através deste link.


Nova série

Estreou no Disney+ a nova série da Marvel, “Falcão e o Soldado Invernal”. Após receber o manto do Capitão América em “Vingadores: Ultimato”, Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie) luta para assumir o posto do herói. Ele se junta, então, a Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan), embarcando em uma aventura mundial que vai colocar à prova as habilidades dos dois. Entre discussões e entendimentos, acompanhamos uma jornada no desenvolvimento da amizade entre ambos, ao mesmo tentam em que tentam deixar para trás os problemas do passado. Enquanto o Falcão sente a responsabilidade do escudo de Steve Rogers, Bucky tenta lidar com a própria culpa por suas ações enquanto estava sob comando da Hydra. O primeiro episódio foi muito bom e a promessa é de mais uma grande série!


Dedicação

A coluna presta uma homenagem aos funcionários da Prefeitura de Itu, em especial da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que vem sendo responsável pela campanha de vacinação contra a Covid-19, além da coleta de alimentos e donativos para a campanha #JuntosPorItu. Esse pessoal acorda cedo, de madrugada ainda, para oferecer proteção para os munícipes – neste momento, os idosos. E é praticamente unanimidade os elogios que os servidores vêm recebendo por conta do bom serviço prestado. Com as fotos de Juca Ferreira, fica aqui nosso tributo a alguns desses trabalhadores. Parabéns pela dedicação!!!


Impressão

Na última sexta-feira (19), publiquei em minhas redes sociais um pouquinho de como é o processo de impressão do Periscópio. Um vídeo de apenas 14 segundos, mas que encantou a todos. Ver como funcionam as rotativas é algo inusitado para muitas pessoas. A maioria desconhece como se imprime um jornal. Mas, apesar de muitos afirmarem que a mídia está morrendo, o encanto pelo impresso segue vivo. Para quem quiser conferir o vídeo, basta acessar este link.


Novidade

A Revista Campo&Cidade inaugurou seu canal no YouTube com um vídeo histórico, em homenagem aos 411 anos de Itu. O vídeo conta com fotos históricas, algumas exclusivas, e uma tela especialmente pintada pelo artista Fábio Marqui (foto) para retratar a fundação da cidade por Domingos Fernandes e Cristóvão Diniz. Narrado pelo jornalista Thiago Sório e revisado pelo historiador Jonas Soares de Souza e pelo jornalista Rodrigo Stucchi, o vídeo tem texto do jornalista João José “Tucano” da Silva, editor-chefe e diretor da revista, e pode ser conferido aqui.


>>> DICA DE LIVRO

Crônicas Ameríndias
“Crônicas Ameríndias” mergulha nas lendas e tradições dos povos indígenas da região dos Grandes Lagos, nos EUA. Ao longo de dez histórias marcadas pelo realismo mágico, Gustavo Schimpp e Enrique Alcatena nos apresentam a sociedades ritualísticas, nas quais coragem e covardia não necessariamente se opõem; crueldade e violência fazem parte da vida cotidiana; e em que a relação com a natureza está muito além da nossa compreensão. A edição tem acabamento de luxo, com formato grande, capa dura, 144 páginas em preto e branco, impressas em papel offset de alta gramatura, além de um marcador de páginas exclusivo. Da editora Comix Zone, a HQ está em pré-venda com exclusividade na Amazon.


PENSE NISSO
“O sentido da vida consiste em que não tem nenhum sentido dizer que a vida não tem sentido”. (Niels Bohr)