Informal – 24/11/21

Fotos: Daniel Nápoli

Oficina de cianotipia fotobotânica

A Casa da Cultura recebeu, no último domingo (21), pela 27ª edição de Festival de Artes de Itu, a oficina de cianotipia fotobotânica, ministrada por Marco Gonçalves, fotógrafo e coordenador da Matiz Ateliê Visual. Na oportunidade, os presentes puderem aprender sobre o tipo de processo fotográfico realizado, tanto com noções teóricas como também “colocando a mão na massa”. A cianotipia é utilizada para a produção de fotogramas, com uma variedade de azuis, sua cor característica, resultante da exposição de sais de ferro à luz solar. As variações tonais, entre o azul profundo e matizes esverdeadas, são propiciadas com diferentes tipos de papel e a adição de soluções químicas. Marco, recentemente, ao lado do artista visual e cineasta Paulo Aranha, lançou a exposição “Imagens Pinceladas”, que pode ser conferida de sexta, sábado e domingo, das 16h às 20h, no Bar Confrades, situado na Rua Padre Bartolomeu Taddei, 47, Centro.

Fotos: Juca Ferreira

Banda União dos Artistas

Dentro da 27ª edição do Festival de Artes de Itu, foi realizado no último domingo (21), na Praça da Independência (Largo do Carmo), um concerto da Corporação Musical União dos Artistas. A apresentação contou com a presença de um bom público, que pode curtir momentos dos mais agradáveis. O concerto contou ainda com a presença da cantora Rose, da Sambrasil. ofundo e matizes esverdeadas, são propiciadas com diferentes tipos de papel e a adição de soluções químicas. Marco, recentemente, ao lado do artista visual e cineasta Paulo Aranha, lançou a exposição “Imagens Pinceladas”, que pode ser conferida de sexta, sábado e domingo, das 16h às 20h, no Bar Confrades, situado na Rua Padre Bartolomeu Taddei, 47, Centro.

Fotos: Juca Ferreira

Rodrigo Tarossi recebe título

Na última quinta-feira (19), o presidente da OAB Itu, Dr. Rodrigo Tarossi, recebeu seu título de cidadania ituana da Câmara de Vereadores. A solenidade ocorreu no Restaurante Butiá, no Plaza Shopping Itu, e contou com a presença de diversas autoridades municipais, além de amigos do advogado. Foi um momento de confraternização dos melhores, com todos parabenizando Tarossi pela justa homenagem. Confira alguns momentos!

Fotos: Juca Ferreira

Virada Jovem

No último sábado (21), foi promovida na Praça Periscópio, no Jardim Alberto Gomes, a Virada Jovem 2021. O evento contará com diversas atividades culturais, esportivas e ambientais, além de ações direcionadas à saúde e empregabilidade. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, integrou a 27ª edição do Festival de Artes de Itu.

Religiosidade

Foto: Juca Ferreira

Na noite do último sábado (20), Dia da Consciência Negra, foi realizada na Praça Dom Pedro I a 29ª edição da Missa Afro de Itu. O ato religioso lembrou o 326º ano da morte de Zumbi dos Palmares – líder quilombola martirizado em defesa da liberdade do povo negro – e o 210º ano da morte de Joaquim Pinto de Oliveira (mais conhecido como Tebas). Organizada pela UNEI (União Negra Ituana) e com apoio da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Folia de Reis Estrela do Oriente, Acadêmicos do Vale do Sol e Prefeitura de Itu, a missa já se tornou tradicional na cidade e tem como objetivo preservar e difundir a cultura afro em Itu.