Informal 26/05/21

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br


Viva Santa Rita!

Nem mesmo o frio e a chuva foram capazes de impedir que os ituanos, na tarde de domingo (23), demonstrassem sua fé em Santa Rita de Cássia. Nem a pandemia, aliás. Por conta dos protocolos de segurança sanitária, as aglomerações comuns na tradicional procissão não puderam ser vistas, mas, como em 2020, os fiéis cultuaram a Santa das Causas Impossíveis através de uma carreata pelas ruas de Itu, saindo do estacionamento da Prefeitura até a frente da Igreja de Santa Rita, onde foi feita a benção. Confira alguns dos momentos registrados pela jornalista Regina Lonardi para o portal “Ituanos”!


Noite dos Musicais

Nos dias 03 e 04 de junho, às 20h, os alunos de canto do professor Leandro Mendes, apresentarão o espetáculo “Noite dos Musicais” no Festival YPA. O espetáculo acontecerá de forma online pelo canal do YouTube da Yara Produções Artísticas (youtube.com/c/yaraprodart) e terá um “passa chapéu” online, para que as pessoas possam colaborar com a apresentação. Todos os alunos gravarão os vídeos individuais com todos os cuidados necessários exigidos pela OMS. Uma noite para se divertir e se emocionar com alguns dos grandes clássicos musicais da Broadway interpretados pelos alunos de canto do professor Leandro Mendes (foto). Obras como “Mamma Mia”, “Rock of Ages”, “Nasce uma Estrela”, “La La Land” e “O Rei do Show, entre outros números clássicos, serão representados de forma online. Ao todo serão 47 apresentações, sendo 45 solos e dois duetos, gravadas individualmente por cada aluno.


Repercussão

O jornalista Ivan Moré compartilhou em seu Instagram (@ivan_more) a matéria publicada pelo JP no último sábado (22) referente à ação promovida pelo box de treinamento funcional Snatch, de Itu, em prol da entidade CAVI. A ideia da ação surgiu quando Gabriel Ferro, proprietário da Snatch, ouvia o podcast de Moré. “É com muita gratidão que venho compartilhar que o @desobedienciaprodutiva está salvando vidas. Esse sempre foi meu objetivo: gerar em cada um desconforto, promovendo pequenas mudanças a partir de provocações”, escreveu o jornalista ex-Rede Globo. “Meu muito obrigado a todos que me escutam”, prosseguiu, divulgando o link da reportagem.


Tour virtual

O site do FAMA Museu mudou e agora permite que os visitantes realizem um tour virtual pelas instalações da antiga Fábrica São Pedro, que hoje abriga um grande acervo de obras de arte contemporânea. É possível visitar virtualmente as exposições Ontologias, Sala Tunga, Acervo em Exposição – além do espaço Labirinto, com o trabalho de Laura Lima. Tudo isso gratuitamente. O site é famamuseu.org.br. Mas para quem não dispensa as visitas presenciais, o museu reabre suas portas hoje (26), das 11h às 17h, de quarta-feira a domingo, com horários específicos para cada exposição – e seguindo todos os protocolos sanitários. Saiba mais em facebook.com/famamuseu.


Casa Hickmann

A casa da apresentadora Ana Hickmann, no condomínio City Castelo em Itu, é sempre alvo de notícias por conta de suas extravagâncias que surpreendem os seguidores. A coluna já noticiou, por exemplo, a casa na árvore que ela construiu para o filho. Agora, Ana está construindo um lago de 32 metros quadrados no quintal da “humilde residência”. Ela gravou todo o processo de construção do lago em quatro partes para mostrar em seu reality no YouTube. O primeiro episódio, Casa Hickmann #10, foi ao ar na segunda-feira (24).


>>> DICA DE LIVRO

Pulp
Chega ao Brasil pela Editora Mino um dos mais recentes e elogiados trabalhos da consagrada parceria entre o roteirista Ed Brubaker e desenhista Sean Phillips, criadores de fenômenos dos quadrinhos como “Kill or be Killed”, “My Heroes Have Always Been Junkies” e “Criminal”. Nesta HQ, Max Winters, um escritor pulp na Nova York dos anos 1930, se vê atraído por uma história não muito diferente dos contos que ele produz a 5 centavos por palavra – contos de um fora da lei do oeste selvagem que faz justiça com seu revólver. Mas será que Max vai ser capaz de fazer o mesmo, quando perseguido por ladrões de banco, espiões nazistas e inimigos de seu passado? Parte thriller, parte meditação sobre uma vida de violência, “Pulp” é diferente de tudo que a premiada dupla já fez. Uma celebração à ficção popular, ambientada em um mundo à beira do precipício. Com 80 páginas e capa dura, o quadrinho está em pré-venda pela Amazon e pelo site da editora (editoramino.com).


PENSE NISSO
“Se você tem cérebro e sapatos nos pés, e o caminho não for agradável, vá por outro que julgar melhor.” (Theodor Seuss Geisel)