Informal – 26/08/20

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br

PENSE NISSO
“Um povo que não ama e não preserva suas formas de expressão mais autênticas jamais será um povo livre.” (Plínio Marcos)


Música de qualidade

A talentosa Renata Meneghini foi uma das atrações musicais vencedoras do Quarentena Cultural (projeto da Secretaria de Cultura de Salto) na Virada SP online, que aconteceu no último final de semana. Ela “dividiu” os palcos virtuais com grandes nomes da música, como Paulo Miklos. Segundo ela, foi emocionante participar. “Fiquei feliz de verdade em ver tantos talentos, daqui da cidade de Salto, de diversos segmentos artísticos, sendo vistos em outras esferas. O formato online trouxe essa possibilidade. Ver nossa arte se espalhando por todo país, oxigenando a travessia desse momento delicado. Precisamos disso! Da arte alcançando, atravessando, ocupando os espaços, existindo sempre! É fundamental. O sentimento é de gratidão a todos que fizeram parte disso”, disse à coluna. Para conhecer mais do trabalho de Renata (que inclui covers de diversas bandas e cantores nacionais e internacionais), acesse bit.ly/renata-meneghini.


Cinema suíço

De 27 de agosto a 6 de setembro, a plataforma Sesc Digital recebe o 8º Panorama Digital do Cinema Suíço, festival realizado pelo Consulado da Suíça em São Paulo e pelo Sesc São Paulo, em parceria com a agência de cinema SWISS FILMS e com apoio do festival de cinema suíço Journées de Soleure. Além de 14 longas, o evento contará com dois programas de curtas, sendo um deles totalmente dedicado ao público infantil. Esta é a primeira edição do Panorama do Cinema Suíço em versão online. Também é a primeira vez que o evento terá uma sessão de animações voltadas especialmente para o público infantil. No programa de curtas adultos, um dos destaques é “Realidade Etérea” (Ethereality – 2019), de Kantarama Gahigiri, que ganhou o prêmio de Melhor Curta Internacional no Rastro – Festival de Cinema Documentário (Brasil) deste ano. As exibições são gratuitas na plataforma Sesc Digital (www.sescsp.org.br/panoramasuico).


Foto: Edu Mattos

SP-Arte Viewing Room

Começou a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo. Este ano, o evento apresentará um formato inovador com a sua primeira versão digital SP-Arte Viewing Room que acontece de 24 a 30 de agosto no site www.sp-arte.com. Nesta edição, será possível navegar por projetos expositivos de galerias de arte e design, desenvolvidos especialmente para o ambiente virtual. Para complementar a experiência, textos curatoriais, áudios e vídeos irão compor o projeto expositivo. Cada galeria participante poderá apresentar até 30 obras de um ou mais artistas em uma página personalizada. A Galeria Kogan Amaro, do casal Marcos Amaro e Ksenia Kogan Amaro (proprietários do Museu FAMA, em Itu) participa do evento, apresentando um recorte recente da produção de 17 artistas. Patrocinadora exclusiva do evento, a Iguatemi apresenta uma programação especial da SP-Arte Viewing Room durante o #IguatemiDaily – curadoria de conteúdos digitais do grupo. A diretora e criadora do evento, Fernanda Feitosa, irá participar de lives com galeristas e nomes do universo da arte nos perfis do Iguatemi e JK Iguatemi. Entre as participantes estão a CEO da Etel, Lissa Carmona e a consultora de arte e fundadora da Kura, Camila Yunes.


Responsabilidade social

Em sua quinta onda de doações, o Tenda Atacado direciona a ação para ajudar mais uma vez as ONGs que fornecem marmitas a população em situação de rua, crianças, pessoas com deficiência e aqueles que perderam o emprego durante a pandemia e estão passando por dificuldade para alimentar suas famílias. Mais de 40 organizações receberão os donativos. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itu foi beneficiada pela iniciativa. Mais de 300 mil itens já foram entregues para quase 50 ONGs desde o início da campanha de doações realizada pelo Tenda Atacado.


Primavera antecipada

“Lado a Lado com Mirna”, da querida jornalista e amiga Mirna Bicalho, completou seis anos de existência neste mês de agosto. Leve e informativo, o programa de entrevistas é exibido pelo canal ITV e também pode ser visto no YouTube – todas as semanas trazendo um convidado de Itu ou Salto para um bate-papo gostoso e que coloca as duas cidades em evidência. Para celebrar a data, Carolina Padreca – da O Gato Ri (www.ogatori.com.br) – “antecipou a primavera”, como Mirna bem destacou em seu Facebook, com uma colagem digital alegre e colorida. “Eu amei estar entre as flores”, declarou a jornalista.


>>> DICA DE LIVRO

A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção

Nunca houve uma empresa como a Netflix. De um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming, em vinte anos a companhia se tornou um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo. Com mais de 180 milhões de assinantes em 190 países e uma receita anual de bilhões de dólares, a Netflix causou uma verdadeira revolução com sua filosofia corporativa nada convencional. Cofundador, presidente e CEO da empresa, Reed Hastings se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para falar pela primeira vez sobre a cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação. A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos nunca antes compartilhados, Hastings explica como seus princípios controversos fizeram da Netflix um exemplo de inovação e sucesso global. Uma obra fascinante sobre uma empresa que desafiou tradições e expectativas e dominou as premiações do cinema e da TV, além do imaginário de milhões de pessoas, uma tela por vez. Da editora Intrínseca, o livro custa R$ 39,90.


#TBTdeQuarta: Saudades de uma aglomeração, né? Eu também. E saudade especialmente de um evento não tão antigo – na verdade ocorreu até recentemente – que é o Arte no Beco. Realizado no Passeio Público Marcos Steiner Netto, o popular Becão, o Arte no Beco reunia diversas manifestações artísticas em um domingo repleto de momentos agradáveis. Tomara que, passando a pandemia, essa atração renasça!