Informal – 28/04/21

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br


Projeto Multiplicar

O Projeto Multiplicar começou com pé direito no último sábado (24), quando foi realizada no Gandini Hotel uma live solidária com a apresentação de diversos artistas de Itu e região, que arrecadou fundos para aquisição de donativos para as famílias mais afetadas pela crise gerada pela pandemia. Foi uma tarde muito agradável, repleta de música e descontração, com um só objetivo: ajudar o próximo. Parabéns a todas as empresárias ituanas que se uniram nesta corrente do bem. Confira as fotos de Juca Ferreira!


Oscar 2021

No ano em que poderia cair no esquecimento de vez, por conta da pandemia e mudanças realizadas, a cerimônia do Oscar teve sua melhor edição em anos, com um formato mais intimista, além das vitórias mais justas da história recente – tirando uma coisa ou outra, claro. Talvez o maior equívoco da noite foi ter deixado a categoria de Melhor Ator por último, já que o vencedor não estava presente e o resultado foi “anticlimático”. Sobre a escolha em si, Chadwick Boseman está ótimo em “A Voz Suprema do Blues” e seria merecedor do Oscar póstumo até, mas Anthony Hopkins foi incrível em “Meu Pai”. Merecia demais! O grande premiado da noite foi “Nomadland”, de Chloé Zhao (foto). Levou a estatueta de Melhor Filme, Direção e Melhor Atriz. Todas as minhas impressões sobre o Oscar podem ser conferidas em bit.ly/cinerama-jp.

Foto: Chris Pizzello/Pool AP/dpa


Música raiz

O Grupo Raízes de Atibaia, com repertório composto por músicas do cancioneiro caipira, realizou uma apresentação especial em vídeo exclusivamente para o Projeto Mutirão. O vídeo foi apresentado na página da Prefeitura de Itu na última sexta-feira (23). Para conferir, acesse o link: bit.ly/3exFoeV. O projeto Mutirão, contemplado através do Proac Edital 2019 é um conjunto de ações destinado ao auxílio, resgate e promoção de grupos/coletivos e detentores dos saberes e fazeres de diversas regiões do Estado de São Paulo.


56 anos de Vozes de Itu

O Coral Vozes de Itu comemorará, na próxima semana, 56 anos de fundação e atividade ininterrupta. Ainda sem poder realizar concertos com presença do público, por conta da pandemia do coronavírus, participará da missa das 8h30 no domingo (02/05), na Igreja do Bom Jesus. Durante a missa, o Coral apresentará trechos do “Mês de Maria”, de Elias Álvares Lobo (1834 – 1901). As peças foram recuperadas pelo Museu da Música em 2014, na abertura do cinquentenário do Vozes de Itu, e representam a singela feição da tradicional música paulista. Para conhecer mais sobre a história do Coral, acesse bit.ly/3sWTtrh.


>>> DICA DE LIVRO

O Caso Evandro
No início da década de 90, várias crianças desapareceram no Paraná. Em 6 de abril de 1992, na cidade de Guaratuba, litoral do estado, foi a vez do menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos. Poucos dias depois, seu corpo foi encontrado sem mãos, cabelos e vísceras, o que levou à suspeita de que ele fora sacrificado num ritual satânico. Passados três meses, numa reviravolta que deixou até os investigadores atônitos, sete pessoas ― incluindo a esposa e a filha do prefeito da cidade ― foram presas e confessaram o crime. O caso, que ficou conhecido como “As bruxas de Guaratuba”, teve imensa repercussão. Especulações sobre o crime diabólico preencheram páginas e mais páginas de jornais, e ocuparam a programação televisiva. Os desdobramentos judiciais se estenderam por cerca de três décadas. Neste livro reportagem, criado a partir da pesquisa feita para a quarta temporada do podcast “Projeto Humanos”, Ivan Mizanzuk conta como procedimentos investigativos contestáveis e denúncias de tortura puseram em xeque a validade não apenas do trabalho policial, mas também das confissões dos supostos culpados. Da editora Harper Collins, o livro tem 448 páginas.

PENSE NISSO
“A perfeição não consiste na multiplicidade das coisas feitas, mas no fato de serem bem feitas.” (São Vicente de Paulo)