Informal – 30/09/20

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br

PENSE NISSO
“Quanto mais areia escorreu no relógio de nossa vida, mais claramente deveríamos ver através do vidro.” (Jean-Paul Sartre)


De Itu para a Bélgica
A trilogia “Gatilho”, dos quadrinistas Carlos Estefan e Pedro Mauro – o primeiro já residiu, enquanto o segundo mora em Itu –, será publicada na Bélgica pela editora BD Must. A informação “vazou” em grupos especializados em histórias em quadrinhos no início da semana. O desenhista Pedro Mauro confirmou a publicação em terras belgas, mas alertou que os títulos e subtítulos apresentados nas capas acima não são definitivos. Ele também informou que a trilogia – que presta uma homenagem ao gênero de faroeste e estava esgotada – volta ao Brasil no ano que vem. E deverá vir em uma edição pra lá de caprichada. Resta aguardar!


Campanha Faça Alguém Feliz
Com o intuito de arrecadar produtos de limpeza variados, mais especificamente fraldas de diversos tamanhos, para atender às pessoas que estão temporariamente em situação delicada, o fotógrafo Juca Ferreira promoveu a campanha Faça Alguém Feliz. Tudo que foi arrecadado foi entregue ao Fundo Social de Solidariedade, que fará a distribuição, complementando os produtos básicos já arrecadados. A presidente do Fundo Social, primeira-dama Patrícia Muller Gazzola, fez o sorteio de uma obra fotográfica, doada por Juca. “Gostaria imensamente de agradecer às centenas de pessoas que contribuíram, aos parceiros Neo Onco, Acquarelli e Criart e parabenizar o felizardo vencedor, Angelo Donadio”, disse.


Incentivo à leitura
O Espaço Mundo Atlântica voltou ao Plaza Shopping Itu neste mês de setembro, agora em frente à loja SR Fábrica de Óculos. Agora, o cliente do centro de compra volta a ter uma opção para aquisição de livros com preços promocionais. O local conta com centenas de títulos de diversas editoras a preços ótimos. São publicações infantis, juvenis e adultas de diversos gêneros. E, claro, a Livraria Atlântica continua com seu espaço ao lado do Restaurante Mantovani, com os principais lançamentos do universo literário.


Estreia
Entre os dias 28, 29 e 30 de setembro, o AMC exibe a minissérie baseada em uma história real “Quiz”, na faixa das 22h30. Em “Quiz”, Charles Ingram (Matthew Macfadyen), um ex-major do Exército Britânico, e sua esposa, se envolvem em um esquema para participar do game show ‘Quem Quer Ser Um Milionário’ e trapacear até ganhar o prêmio de um milhão de euros no programa. O sucesso surpreendente de Charles no jogo desperta o olhar da equipe de produção do programa, que suspeita que algo errado esteja acontecendo. A série também apresenta o ponto de vista do excêntrico apresentador Chris Tarrant (Michael Sheen), host do game show por mais de 16 anos e a principal testemunha do caso. Os episódios também serão disponibilizados pelas operadoras de TV paga que oferecem o canal AMC em seus pacotes em suas plataformas proprietárias de VOD para seus assinantes assistirem a minissérie quando quiserem, até 31 de dezembro.

>>> DICA DE LIVRO

Vênus, a Contadora de Histórias
A netinha questiona a avó sobre um chapéu preto, velho, porém em bom estado, sobre o piano. A avó explica que o chapéu pertenceu ao avô da menina, que aparentemente ela jamais conheceu. Então o leitor é questionado se em algum momento de sua vida ele já se sentiu como uma peça de um jogo para entreter os deuses. Assim somos introduzidos ao mundo de Sandra, uma menina que passou por uma série de traumas e perdas e que encontrou dentro de si mesma uma forma de seguir em frente. De Sandra nasce Vênus, a contadora de histórias, que com sua habilidade de transformar a realidade, a dor e os sonhos em contos, modifica o mundo ao seu redor tornando-o mais leve e tocando o coração de todos que passam por sua vida. Nessa longa caminhada em que temos que aprender a jogar o jogo dos deuses, Vênus conhece também o amor. De autoria da ituana Mônica Candiani, o livro pode ser adquirido digitalmente na Amazon.


#TBTdeQuarta: Neste final de semana, o tradicional colégio Convenção de Itu celebrou 104 anos de existência. Nesta foto disponível no acervo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), podemos ver o prédio que abrigou milhares de alunos em toda a sua glória – que foi, após uma década de abandono, completamente restaurada neste ano, quando houve a reinauguração da escola, agora de tempo integral (“Rede Saber II”). Vida longa ao Convenção!