Informando gerações

Os computadores, tablets e outras tecnologias atuais vieram para tornar nosso dia a dia mais dinâmico e prático

Cada vez mais o uso de computadores, notebooks, tablets e principalmente dos celulares têm invadido o nosso dia a dia. Eles facilitam nossa comunicação e através das diversas plataformas disponíveis podemos fazer pesquisas, encontrar notícias e até ler livros. Mas para termos tudo isso em mãos hoje em dia, houve um processo longo que, segundo estudiosos, começou em 1642.

A informática teve seu início na história como uma precursora da revolução tecnológica, pois ela surgiu de uma necessidade do francês Blaise Pascal, que desenvolveu a primeira calculadora mecânica para realizar cálculos de algoritmos, dando o pontapé inicial para o desenvolvimento da informática.

A história da tecnologia começou a ganhar forma com o primeiro computador digital eletrônico de grande escala: o ENIAC (Electrical Numerical Integratorand Calculator). O computador foi criado em 1946 pelos cientistas norte-americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly. Ele foi feito durante a Segunda Guerra Mundial para auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística. O ENIAC pesava 30 toneladas e tinha 5,5 metros de altura, 25 metros de comprimento, 70 mil resistores e 17.468 válvulas.

Com o tempo, os computadores foram desenvolvendo-se cada vez mais e ganhando novas formas, diminuindo o tamanho e aumentado a capacidade de memória e rapidez, ficando como conhecemos atualmente.

Importância da informática

A informática é extremamente importante, já que muitas vezes facilita nossas atividades, ajuda no desenvolvimento de outras áreas importantes, como a agricultura, além de ser muito usada e necessária em diversos nichos do mercado de trabalho.

Hoje em dia, grande parte das empresas – ou quase todas – adota o uso de máquinas, como os computadores, como principal fonte de trabalho. Além da parte em que o mercado de trabalho adota essa “tecnologia”, o uso da informática faz parte também de um novo aprendizado, uma nova evolução tecnológica da qual nos proporciona uma visão ampla no caso do uso da internet, em que podemos resolver com facilidade diversos assuntos sem sair de casa, economizando o nosso tempo.

A informática vem conquistando mais espaço na vida das pessoas, seja na vida pessoal ou profissional. O computador é instrumento de educação, pesquisa, finanças, comunicação, viagens, sociabilidade, globalização, de inovação e são inúmeras as possibilidades que esta tecnologia pode nos oferecer.

Profissionalização

Hoje vemos computadores em todos os lugares, sendo manuseados por diversas e diferentes pessoas, e nas empresas não poderia ser diferente. Toda organização precisa ser informatizada para se manter e se destacar no mercado atual, assim como, também, se atualizar e atender com mais agilidade e qualidade suas demandas.

Mas não adianta apenas ter bons computadores e tecnologia de ponta. Mais do que isso, as empresas precisam de pessoas capacitadas para executá-los. Por isso, a informática é essencial para quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho. Ter conhecimentos em informática não é mais um diferencial e sim um pré-requisito.

Existem diversos cursos na área, entre eles regulares, técnicos e também graduação. Alguns deles são:

  • Pacote Office (Word, Excel, Power Point);
  • Web Design Developer (Photoshop, Flash, Illustrator, DreamWeaver, JavaScriptetc);
  • Ciência da Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Tecnologias Digitais.

Profissões na área da informática

A informática possui diversas vertentes e oportunidades de trabalho, além de ser uma área que precisa cada vez mais de pessoas qualificadas. Algumas das várias áreas de atuação de um profissional da informática são:

  • Administrador de banco de dados: o administrador de banco de dados é responsável por manter e gerenciar bancos de dados ou sistema de banco de dados. Este profissional gerencia, atualiza e monitora o centro das informações de um sistema;
  • Analista de redes: o analista de redes ou administrador de redes tem a incumbência de gerenciar a rede local, bem como recursos computacionais diretamente relacionados à rede;
  • Analista de sistemas: o profissional desta área é aquele que tem como finalidade realizar estudos de processos computacionais para encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação virtual possa ser processada;
  • Programador web: um profissional de programação web é responsável pelo desenvolvimento de sites, portais, fóruns e aplicações voltadas para o ambiente da internet. Um programador faz a programação do código de sistemas para a internet, além de aplicar formas de melhorar a performance do site e portar aplicações desktop para a web.