Inglaterra goleia e avança às oitavas, com o Grupo H ainda indefinido na Copa do Mundo

Foto: FIFA

Três jogos fecharam neste domingo (24) a segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2018. Em Nizhny Novgorod, a Inglaterra não tomou conhecimento do Panamá e goleou por 6×1, com três gols do atacante Harry Kane (agora artilheiro do Mundial com cinco gols), dois de Stones e um de Lingard.

Baloy ainda entrou para a história ao descontar para o Panamá, marcando o primeiro gol do país em Copas do Mundo, levando a torcida ao delírio.

A vitória classificou matematicamente os ingleses para as oitavas de final, juntamente com a Bélgica. Ambas as seleções estão empatadas em número de pontos, saldo de gols e gols marcados, com a campeã mundial de 1966 levando vantagem por ter menos cartões amarelos.

A Inglaterra agora volta a campo contra a Bélgica, para definir a primeira colocação do Grupo G, na próxima quinta-feira (28), às 15h, em Kaliningrado. Mesmo dia e horário em que Panamá x Tunísia farão um “amistoso” em Saransk.

Pelo Grupo H, Japão e Senegal fizeram um jogo emocionante. Após ambas as seleções surpreenderem e venceram na estreia, fizeram uma partida aberta, com os senegaleses abrindo o placar com Mané, aos 11 minutos. Porém, os japoneses não sentiram o golpe, procurando o ataque até empatar o jogo com gol de Inui, aos 34 minutos da primeira etapa.

No segundo tempo, em uma disputa ainda mais equilibrada, os africanos voltaram a ficar na frente, após Wagué balançar as redes aos 26 minutos, porém a alegria do Senegal durou pouco. Sete minutos depois, o veterano Honda marcou o segundo dos asiáticos, dando números finais à partida.

Fechando o grupo, com autoridade, a Colômbia se recuperou da frustrante estreia diante do Japão e bateu a Polônia de Robert Lewandowski por 3×0, eliminando a seleção europeia na primeira fase do torneio.

Mina, Falcao Garcia e Cuadrado foram os autorores dos gols da vitória em Kazan, que culminou no adeus dos cabeças-de-chave e favoritos para a classificação para as oitavas de final.

Bastante isolado no ataque, Lewandowski voltou para buscar a bola, arriscou em alguns lances, obrigando o goleiro colombiano Ospina a trabalhar, mas pouco pôde fazer.

Agora, para a última rodada do Grupo H, Japão, Senegal e Colômbia, irão disputar as duas vagas para a próxima fase, em uma rodada que tem tudo para ser emocionante.

Na quinta-feira (28), às 11h, em Samara, Senegal enfrenta a Colômbia, jogando por um empate para avançar às oitavas de final. Em caso de derrota, terá de torcer para que a Polônia vença o Japão por pelo menos dois gols de diferença. Já os colombianos podem até empatar, desde que os japonesas percam para os poloneses.

No mesmo dia e horário, em Volgogrado, o Japão jogará por um empate para a classificação. Em caso de derrota, terá de torcer para Senegal vencer a Colômbia.

Com o término da rodada, a edição do torneio chegou a marca de 85 gols em 32 jogos, havendo assim uma média de 2,65 por partida.